Manter seu pet dentro de casa aumenta a expectativa de vida dele. Estas dicas ajudarão a cuidar dos gatos em casa ou apartamento.
Houve um tempo em que as pessoas punham o gato para fora antes de dormir. Nas gerações passadas, os gatos eram criados livres, mas hoje eles fazem parte da família e, em geral, ficam quase o tempo todo dentro de casa.
Leia também: Pelo de gato ou cachorro no sofá? Confira dicas para limpar!
Ter um lar é benéfico para eles – é menos provável que esses bichanos criem problemas na vizinhança, se exponham a doenças infecciosas, briguem com outros gatos, matem animais selvagens ou sejam atropelados. Não surpreende que normalmente sua expectativa de vida seja maior do que a dos que vivem na rua. Estas dicas ajudarão a cuidar dos gatos em casa ou apartamento.
Dicas sobre como criar gatos dentro de casa
1. Os gatos são ótimos animais domésticos
Os gatos são naturalmente muito limpos e adoram dormir; na verdade, a maioria deles dorme três quartos do dia. Confinar o gato não é crueldade; ele costuma ficar bem feliz por morar permanentemente dentro de casa, ainda mais se treinado desde pequeno. Em geral, os gatos mais velhos se adaptarão muito bem à vida dentro de casa, assim que reconhecerem todos os confortos que terão.
2. Espaços bons para gatos
Muitas casas e apartamentos têm características estruturais que ajudam a torná-los bons para gatos. Entre elas estão os jardins de inverno, o acesso à luz do sol e as varandas. Algumas varandas são fáceis de fechar com uma tela ou rede simples, e o gato pode ter livre acesso em sua ausência. Os gatos também gostam de cômodos com vista e de lugares altos onde possam se sentar para observar o funcionamento da casa.
3. Espaço de qualidade
Leia também: 7 dicas para criar um bom lar para seu pet
Os gatos não precisam de uma casa imensa nem de nada especial – basta um espaço seguro e confortável. É bom dar ao gato muitas opções de lugares para se sentar e dormir. Quanto mais escolha tiver, mais confortável e feliz o gato ficará.
4. Maximize as janelas
A maioria dos gatos adora o peitoril da janela, um lugar alto onde podem se sentar para observar o mundo lá fora. Se o peitoril de sua janela não tem largura suficiente para o gato se sentar, tente colocar sob a janela móveis como a mesa ou o sofá para lhe dar acesso à vista.
5. Crie espaço vertical
Os gatos adoram ficar no alto e amam escalar. É possível instalar prateleiras simples para criar uma “escada” e posicionar estrategicamente a mobília para permitir que o gato acesse lugares altos, como o topo do guarda-roupa.
6. Exercício
Os exercícios fazem bem ao gato, e você pode treinar seu animal a andar na guia. Não se esqueça de lhe oferecer um arranhador e muitos brinquedos – e de brincar com ele regularmente.
7. Crie um ambiente rico
Seguindo as dicas a seguir você pode deixar seu lar mais confortável para seu bichano.
Jardim de inverno: Traga o ar livre para dentro de casa com plantas em vasos, como erva-de-gato e graminhas.
Caixas: As caixas vazias oferecem entretenimento infinito para os gatos. Experimente empilhá-las e colá-las com fita adesiva para criar um parque de diversões felino.
Brinquedos: Tenha vários brinquedos para gatos que rolem ou sejam peludos, coloridos, sonoros e pendurados e os ofereça em rodízio para manter o interesse.
Aparelhos eletrônicos: Hoje há uma grande variedade de aplicativos específicos para gatos, um jeito ótimo de divertir seu bichano.
Pela Dra. Katrina Warren
A Dra. Katrina Warren é veterinária em Sydney, na Austrália. Já apresentou vários programas de TV sobre pets na Austrália e no canal Animal Planet, dos Estados Unidos.
Gostou dessa matéria? Ela faz parte da edição de novembro da revista Seleções. Você pode conferir esse e outros artigos da edição desse mês e muito mais na nossa Biblioteca Digital!