Escolher o nicho do empreendimento, fazer cursos e procurar referências são algumas dicas para mulheres que querem começar a empreender.
Yulli Dias | 22 de Março de 2021 às 16:00
Empreendedorismo feminino é um termo que vem sendo utilizado para explicar projetos que são criados e geridos por mulheres. Esse é um termo que as coloca em maior visibilidade no mercado, enfatizando que o sexo feminino também pode empreender e ocupar cargos de liderança.
O Brasil, hoje, é um dos países que mais tem mulheres à frente de empresas e que conseguem conquistar protagonismo e reconhecimento, que antes não eram possíveis.
Leia também: 9 sites para entender como empreender com sucesso
Por causa da pandemia, o empreendedorismo foi a saída encontrada por muitas mulheres que precisavam acrescentar mais dinheiro à renda mensal. E como abrir um negócio próprio nunca é fácil, nós reunimos algumas dicas para mulheres que querem começar a empreender. Não podemos dizer que é fácil, mas com foco e persistência, tudo é possível. Confira!
Escolher a área de atuação da empresa é o ponto mais importante. É necessário entender em que nicho você quer entrar, quem são seus concorrentes e como eles trabalham seus produtos.
Tente achar as respostas para algumas perguntas, como:
Após escolher o nicho de atuação do projeto, procure cursos de capacitação que sejam úteis para o negócio e para sua vida pessoal – nesse ponto, pode ser interessante fazer cursos sobre liderança e gestão para conseguir fazer a roda girar sozinha.
Cursos de capacitação de como gerir negócios, como empreender no Brasil e como fazer o marketing e as vendas crescerem podem ser ótimos para esse início. Fazer os cursos disponíveis no Google Primer pode ser uma boa forma de começar. Conheça agora a plataforma de cursos gratuitos do Google!
É importante correr atrás de informações e procurar referências. Você pode olhar o LinkedIn, por exemplo, ou até mesmo procurar no Google mulheres que estão empreendendo no nicho escolhido ou projetos que estão crescendo e que são encabeçados por mulheres.
Procurar entrar em contato com outras pessoas da área também é indicado. Trocar conhecimento e fazer com que elas notem o seu investimento pode ser um bom ponto de partida.
Não se esqueça que, para colocar um projeto para funcionar, é necessário ter algum capital para investir nesse primeiro momento, já que o retorno financeiro costuma demorar um tempo.
Por isso, é necessário que você saiba até quanto pode gastar comprando o material para montar os produtos que serão vendidos, sem que tenha um rombo no orçamento.