Conheça alguns pontos importantes que você precisa levar em consideração antes de comprar a bicicleta ideal para o seu uso.
Thaís Garcez | 22 de Junho de 2021 às 19:00
Adotar um novo estilo de vida sobre duas rodas pode ser uma ótima decisão. Mas antes de sair para comprar uma bicicleta, saiba que é preciso avaliar algumas questões.
No mercado existem diversos tipos e modelos, com recursos variados, que podem confundir o ciclista iniciante. Por isso, é importante ter algumas informações antes para encontrar a bicicleta ideal com mais segurança.
Leia também: 9 motivos para você começar a andar de bicicleta hoje mesmo
A quantidade de marchas e o tipo de pneu, por exemplo, são alguns dos itens que podem variar de acordo com as suas necessidades; se é uma bike para lazer ou esporte. Além disso, é preciso estar ciente do quanto você está disposto a investir, pois a variação de preço é bem ampla.
São muitos detalhes que precisam ser considerados antes de ter uma bicicleta para chamar de sua. Mas com as dicas a seguir essa tarefa ficará mais fácil, e seu investimento, mais seguro. Confira!
A bicicleta pode ser considerada um meio de transporte, um instrumento de trabalho (para ciclistas e triatletas) ou um objeto para o lazer. Portanto, é fundamental saber com certeza o seu objetivo de uso.
Entre os diversos tipos de modelos, existe um mais adequado para cada ocasião. Mas para isso é preciso ter claro como você usará sua bike.
A escolha da bicicleta vai muito além do design e do tamanho. Existem tipos que se adequam a cada uso, como bikes feitas para trilhas, outras para estrada etc.
Cada uma delas tem suas particularidades e formatos que dão conforto, estabilidade e melhoram a performance do ciclista. Conheça alguns dos tipos principais:
Leia também: 9 motivos para você começar a andar de bicicleta hoje mesmo
Talvez você não saiba, mas a altura também é um dado que deve ser levado em consideração na hora de comprar sua bicicleta. Isso acontece por que você precisa estar confortável sobre ela, sem sobrecarregar nenhuma parte do corpo com uma postura errada.
Sendo assim, confira a tabela abaixo e veja a relação correta entre altura e tamanho do quadro (corpo da bicicleta).
Facilmente você encontrará bikes de 700 reais até 4 mil reais. Mas quanto gastar em uma bicicleta? Se você já sabe qual tipo melhor atende as suas necessidades, analise o grupo de peças que ela compõe; que pode encarecer ainda mais o produto.
Os modelos disponíveis no mercado também podem influenciar no valor, como as bicicletas dobráveis ou de carbono (mais leves), que costumam ser mais caras.
As peças de uma bicicleta podem ser o tipo de freio ou a quantidade de marchas. Para ciclistas iniciantes, por exemplo, uma bicicleta com 24 marchas não pode ser considerada básica.
Entretanto, se os locais onde você for pedalar exigirem mais força ou velocidade, provavelmente será necessário mais marchas. Primeiramente, avalie com o vendedor as condições que a sua bicicleta precisa ter dentro do valor que você pode pagar.
Além disso, ter informações prévias sobre tipos, modelos e peças de bicicleta te ajudará a unir objetivo e orçamento perfeitamente. Afinal, não adiantará nada ter uma bike superpotente e cara que será usada só nos fins de semana. Ou uma muito básica que não te ajudará a trabalhar no dia a dia. Esteja preparado antes de comprar sua bicicleta ideal.