Seu amado amigo de 4 patas merece viver em um bom ambiente. Confira aqui 7 dicas para criar um lar seguro e confortável para seu pet.
Quando seu pet passa muito tempo dentro de casa, principalmente em apartamentos e espaços pequenos, é importante lhe oferecer um bom ambiente. Algumas mudanças simples tornam o lar mais confortável para nossos amigos de quatro patas.
Leia também: 8 perfis do TikTok para amantes de pets
Esses seres adoráveis são parte muito importante da vida de seus donos e merecem viver no melhor ambiente possível. Confira a seguir 7 dicas para criar um lar seguro e confortável para seu pet.
Como criar um lar seguro e confortável para seu pet
Várias opções para dormir
Coloque caminhas confortáveis em vários locais, para que seu animal possa trocar sempre que quiser. Isso lhe dá a opção de ficar em lugar quente, fresco, ensolarado ou talvez privado, pois a necessidade de conforto varia no decorrer do dia.
Atenção à temperatura
A ventilação é fundamental para a saúde e o bem-estar, sobretudo nos dias quentes. A casa fresca de manhã quando você sai pode esquentar muito durante o dia. Algumas raças de cães, como os pugs, sofrem demais no calor. Do mesmo modo, os galgos e whippets sofrem no frio. A temperatura deve ser confortável para seu animal, principalmente quando você não estiver por perto.
Quarto com vista
Alguns animais gostam de lugares altos perto da janela. Às vezes, uma simples prateleira no parapeito ou o sofá encostado sob a janela se tornam lugares confortáveis para eles observarem o mundo. Os cães muito territoriais devem ser monitorados, porque às vezes a vista os estimula demais a latir.
Crie espaço vertical
Leia também: Dicas de decoração para quem tem pets em casa
Os gatos adoram escalar; assim, ofereça mobília e arranhadores escaláveis e crie oportunidades para eles subirem. Uma série de prateleiras próximas pode permitir que o gato suba de uma a outra.
Jardim interno para gatos
Pode ser fácil: vários vasos com plantas como graminhas e erva-de-gato. É bom pôr uma esteira ou forração embaixo, caso o gato derrube as plantas de tanto entusiasmo.
Crie espaços seguros ao ar livre
Se você mora em apartamento, pense em fechar a varanda com tela transparente para os animais terem livre acesso em sua ausência. Se tiver jardim, é possível criar um passeio de gato telado e seguro.
Cuide da segurança
As telas e as portas de segurança são uma barreira extra para proteger seus animais de quedas ou fugas. Elas também aumentam a possibilidade de ventilação por permitir que a porta fique aberta. Instale nas janelas trancas especiais que permitem manter uma abertura, mas impedem que os animais caiam ou fujam.
O que procurar ao comprar ou alugar uma residência
Caso você esteja procurando uma nova residência, certifique-se que ela está preparada para ser a nova moradia de seu pet. Verifique se em sua nova casa ou apartamento há:
- Acesso a áreas externas, inclusive as comunitárias.
- Pátio interno cercado, jardim de inverno ou varanda fechada.
- Piso frio ou de madeira.
- Recursos para pets já instalados, como estruturas para o gato escalar, portinholas para cães e abas para gatos.
- Acesso ao sol direto (mas não inevitável).
- Sótão com escada retrátil. Um ótimo espaço de escalada para gatos ágeis, desde que o forro seja seguro e à prova de fugas.
Gostou dessa matéria? Ela fez parte da edição de outubro da revista Seleções. Você pode conferir esse e outros artigos da edição desse mês e muito mais na nossa Biblioteca Digital!