Saiba como decorar casa alugada de maneira criativa e gastando pouco. Veja como driblar os impedimentos do contrato e arrasar.
Se o novo passo da sua vida foi mudar para um imóvel alugado, então você precisa de algumas dicas de decoração. Por questões contratuais, decorar casa alugada pode ser um desafio. Mas é possível deixar tudo do seu gosto sem gastar muito nem fazer reforma.
Antes de partir para as compras, é preciso saber o que o proprietário permite ou não fazer no imóvel. Além disso, se a sua intenção é ficar pouco tempo ou por um período determinado, vale a pena investir em peças fáceis de transportar.
Decorar apartamento ou casa alugada pode ser um bom exercício de criatividade. Então, veja as ideias que selecionamos, inspire-se e transforme o seu novo lar em um espaço charmoso e cheio de personalidade gastando pouco.
1. Móveis soltos
Alguns apartamentos e casas que são alugados já possuem alguns móveis embutidos, feitos sob medida, como os armários da cozinha, por exemplo. Mas na hora de mobiliar os outros cômodos à sua maneira prefira móveis que você possa levar em uma nova mudança, como racks, estantes e armários que não fiquem presos na parede.
2. Paredes coloridas
Investir na pintura das paredes é uma boa maneira de dar personalidade à nova casa. Existem várias formas de colorir salas, quartos e outros cômodos com criatividade e sem gastar muito. Prefira pintar as paredes do que aplicar papel de parede, pois são mais caros e não podem ser removidos depois com tanta facilidade. Veja aqui 7 dicas simples para combinar cores.
3. Quadros apoiados
Quadros, pôsteres, nichos e outros objetos que podem ser pendurados nas paredes são recursos simples de decoração que valem a pena investir. Mas, se o contrato do imóvel não permitir furar paredes, não tem problema. É possível conseguir um bom resultado na decoração apoiando os quadros em cima dos móveis e, se forem grandes, até no chão.
4. Paisagismo
Plantas são sempre bem-vindas na hora de decorar casas e apartamento. Se você tem uma varanda, aposte em um trabalho de paisagismo com a combinação de plantas em uma parede de treliça ou em canteiros. Ou então, organize vasos de flores nas mesas para dar vida ao ambiente. Suculentas são plantas perfeitas para ornar e simples de cuidar. Veja outras plantas que são decorativas e funcionais.
5. Cortinas e persianas
Além de reduzir ou bloquear a entrada de luz no ambiente, as cortinas e persianas podem ser um bom recurso de decoração. Existem diversos tipos no mercado: lisas, estampadas, de tecidos leves e pesados, persianas de madeira etc. Vale a pena pesquisar qual combina mais com o seu estilo e dar uma nova cara ao cômodo da sua casa.
6. Objetos de decoração
As opções são inúmeras, desde porta-retratos até aparadores de livros. O importante é abusar desses objetos para que o espaço tenha a sua personalidade. Busque por produtos vendidos em lojas populares, que escondem peças lindas (que podem, inclusive, ser customizadas) por preços convidativos! Artigos de artesanato também são uma boa ideia para decorar o ambiente.
7. Tapetes
Alugou uma casa ou apartamento mas não gostou do piso? Use tapetes! Essa solução mais acessível pode não só esconder o piso como decorar o ambiente. Tapetes são uma ótima opção para dar destaque a um móvel ou até definir espaços. Além disso, podem ser de diversos materiais, inclusive antialérgicos.
8. Cadeiras e poltronas
Além do sofá, considere inserir uma bela poltrona na sala. Elas podem compor o ambiente e também ser um ponto de cor, contrastando com o material do sofá. Já as cadeiras podem ter a mesma função. Experimente colocar uma cadeira de cada cor na sua mesa e terá um espaço colorido e de personalidade. Se tem uma cadeira antiga, que tal reformá-la e economizar?
9. Lustres e luminárias
Os contratos de aluguel podem ser um empecilho na hora de furar o teto, mexer na fiação e fazer novas instalações elétricas. Para evitar dor de cabeça, invista em lustres e spots de luz fixos em trilhos, que aumentam a capacidade de iluminação do ambiente sem grandes obras. Luminárias também são uma ótima opção para trazer focos de luz para determinados locais. Além disso, é possível encontrar diversos estilos, tanto de chão como de mesa.
10. Almofadas
Sua sala ou quarto pode ganhar mais vida com as almofadas corretas. Essa é uma solução bem prática que você pode, inclusive, criar sozinho, do seu gosto. Mas se não possui dotes artesanais, faça uma busca no comércio e aproveite as opções e combinações. Veja aqui 27 ideias de como usar almofadas na decoração.
11. Pisos alternativos
Atualmente, já existem pisos que podem ser colocados sem a necessidade de obras de reforma. São pisos que são aplicados por cima do que já existe, como por exemplo o piso vinílico ou piso de madeira flutuante. Pesquise sobre a aplicação desse material e se cabe no seu orçamento. Mas, antes de fechar negócio, consulte o proprietário do imóvel sobre a possibilidade de fazer essa troca.