Limpar a tela do celular e outros aparelhos eletrônicos é fundamental para evitar doenças infecciosas. Confira o que dizem os especialistas.
Rayane Santos | 5 de Junho de 2022 às 18:00
Dê uma olhada em seu smartphone. Está vendo fiapos e impressões digitais gordurentas? Poeira e migalhas? Se sim, isso é sinal de que seu aparelho precisa de uma limpeza. Manter o celular limpo e bem cuidado é fundamental para prolongar a vida útil. Mas não é só isso, limpar o celular também é fundamental para preservar a nossa saúde, principalmente agora em meio à pandemia. Calma, se você não sabe como limpar celular sem causar danos ao aparelho, veja a seguir um guia completo com dicas sobre como limpar a tela do celular e a carcaça.
Levamos nossos smartphones a banheiros públicos, emprestamos a crianças de nariz escorrendo, passamos a outras pessoas para mostrar fotos e os pressionamos contra a pele suada na academia. Vários estudos mostram que o que se acumula na tela dos celulares é uma sujeira com mais micróbios do que a sola do sapato.
Leia também: 4 dicas de como limpar capinha transparente de celular
Bactérias como a Clostridium difficile (que pode provocar diarreia e inflamação do cólon) e o vírus da gripe podem ser encontrados em aparelhos que não foram limpos. Também há o coronavírus, que pode sobreviver até três dias nas superfícies.
Como a escova de dentes, “seu aparelho portátil deveria ser limpo regularmente”, diz o Dr. Dubert Guerrero, especialista em doenças infecciosas da Sanford Health, em Fargo, Dakota do Norte. E, provavelmente, não deveria ser passado de mão em mão.
Limpar o aparelho pode ser complicado, porque ninguém quer danificá-lo e os fabricantes não dão muita orientação. Mas isso pode ser feito com segurança e em casa. Veja abaixo algumas dicas!
Sempre desligue o aparelho antes de iniciar a limpeza. Isso evitará que botões sejam apertados por acidente. Além disso, a bateria não deve estar em uso para que, caso algum produto caia na parte interna do celular, sejam menores as chances de curto-circuito.
Outro fator que pode gerar um curto-circuito é a água. Ainda que usado em pouca quantidade, resíduos desse líquido podem danificar peças internas do smartphone e, por isso, deve ser evitado. Além da água, evite também detergente, limpa vidros e álcool em gel. Em vez desses, use o isopropanol, também chamado de álcool isopropílico ou soluções próprias para limpeza de telas.
Muitas pessoas estão conscientes de que devem limpar seus aparelhos eletrônicos, mas não sabem como fazer isso do modo correto nem com qual frequência. Os especialistas em saúde aconselham a limpar a tela do celular pelo menos uma vez por dia. No entanto, alguns produtos bastante populares mais atrapalham do que ajudam. Confira abaixo uma lista de coisas que podem danificar seu aparelho.
Agora que já falamos sobre coisas que devemos evitar na hora de limpar o celular, vejamos alguns produtos que são recomendados para essa ação.
Passo 1: Desligue o celular.
Passo 2: Umedeça o pano ou algodão com produto apropriado.
Passo 3: Limpe a tela fazendo movimentos circulares sobre ela.
Passo 4: Para alcançar as sujeiras dos cantinhos, use um cotonete.
Passo 5: Por fim, passe um pano seco por todo o celular.
Agora que você já sabe como limpar a tela do celular e deixá-lo livre de sujeiras e micro-organismos, veja 7 dicas para aumentar a vida útil do seu aparelho!