Confira aqui dicas de como deixar a casa bonita e cheirosa com produtos naturais e opções que agridem menos o meio ambiente.
Mariana Valle | 21 de Setembro de 2021 às 17:00
Muitos produtos químicos prometem deixar a casa cheirosa ou remover odores com jatos de aroma ou tabletes perfumados. Mas existem maneiras de obter o mesmo resultado com produtos naturais ou opções que agridam menos ao meio ambiente e ainda podem deixar sua casa mais bonita!
Para ter uma casa cheirosa, não basta comprar perfumes e óleos aromáticos. Por mais cheirosos que sejam, estes truques não garantirão uma casa perfumada se ela estiver suja e com acúmulo de poeira. Por isso, antes de investir em qualquer uma das dicas a seguir, faça uma faxina geral em casa. Lixeiras, fogão, pias, ralos e camas de animais acumulam muito mau cheiro e devem ser os primeiros itens da sua lista.
Não se esqueça também de abrir as janelas para renovar o ar dentro de casa. Ambientes fechados são ótimos para proliferação de vírus, mofo e ácaros. Dessa forma, não hesite em abrir todas as portas e janelas durante a faxina.
O bom e velho jarro de flores naturais é um jeito de deixar a casa cheirosa. As flores duram mais se estiverem em uma solução fria de soro caseiro (uma colher de chá de açúcar, uma pitada de sal em um litro de água com 4 pedras de gelo). Se for colocado no hall de entrada, que possui um espaço reduzido, o aroma ficará mais concentrado do que no meio da sala.
Algumas opções de flores perfumadas que vivem bem em ambientes internos:
Arranjos pequenos com óleo aromático ou essência dão um toque delicado e funcionam bem em espaços mínimos, como aparadores de parede. Um recipiente de vidro ou cerâmica, com água fria pela metade, gotas de essência ou óleo aromático, com botões de rosas faz sucesso!
Limpadores abrasivos podem arranhar a pia. Em vez de usá-los, experimente uma solução de ervas feita com vários ramos de alecrim e tomilho aquecidos em um litro de água quente por duas horas e coados. Basta tampar o ralo da pia, despejar a solução e deixar de um dia para o outro. No dia seguinte, encontrará uma pia reluzente e perfumada.
Vasinhos com ervas e temperos plantados são um charme na cozinha e podem ter funções além da culinária. Vários vasinhos com pés de manjericão dispostos no parapeito da janela da cozinha espantam moscas e deixam um aroma de verão o ano todo! Além disso, outra opção natural para eliminar odores na cozinha: leve ao fogo 50 ml de vinagre com 200 ml de água, espere levantar fervura e baixe o fogo. Os vapores da fervura carregarão as partículas do vinagre, um neutralizador de odores, até às superfícies engorduradas.
Dormir em uma cama bem macia e cheirosa é tudo de bom. Dito isso, para ter o sono que você merece, pegue um borrifador e misture água com um pouco de amaciante. Mas, tenha cuidado para não manchar a roupa de cama com a cor do amaciante. Sempre espirre a uma distância segura para o amaciante não ficar muito concentrado em um único ponto.
Sabonetes cheirosos nas gavetas e em pequenos cestinhos ou caixinhas em cima da pia também ajudam a perfumar o ambiente. Colocá-los em saquinhos de filó ou organiza ajuda a intensificar o aroma, além de dar um plus na decoração. Escolha o material que mais combina com as cores do banheiro. Velas decorativas de citronela, em diferentes cores e tamanhos, além de enfeitar o ambiente, são repelentes de insetos.
Leia também: 8 formas de deixar seu banheiro cheiroso sempre
Para manter o banheiro perfumado você pode optar por usar um cestinho ou pratinho de louça decorado com sachês de ervas aromáticas ou quadradinhos de tecido com algumas gotas de óleos essenciais. O calor intensifica o aroma exalado pelos sachês, então procure manter a porta do banheiro fechada e posicione o recipiente perfumado numa prateleira alta, próximo ao chuveiro, de forma que o vapor da água ajude a emanar o perfume.
Seguindo a linha dos óleos essenciais, difusores são uma ótima opção. Além de ter um perfume mais duradouro, os óleos essenciais rendem muito e não agridem o olfato. Você só precisa de uma garrafa de vidro pequena, 8 varetas de madeira, 1 frasco de óleo transportador e 2 frascos de óleos essenciais de sua preferência. Depois de separar o material, deve ser feita a mistura dos óleos, 50% transportador e 50% essenciais.
Dica
Óleo essencial de eucalipto é o par perfeito do óleo essencial de lavanda. Os dois combinam muito bem em ambientes mais fechados como o banheiro.