Confira algumas dicas para cultivar um jardim lindo e com um gramado saudável.
Iana Faini | 30 de Janeiro de 2020 às 09:00
Todos sabemos que um jardim bem cuidado é uma área de lazer incrível para crianças e animais domésticos. Mas você sabia que, além de ajudar a embelezar as áreas externas, um bom gramado ajuda a reduzir o calor perto da casa, mantendo a temperatura interna mais baixa? Isso mesmo! Cuidar bem do seu jardim vai além de uma simples questão estética e pode contribuir com a sua qualidade de vida.
Porém, para conquistar o jardim dos sonhos, a grama precisa de manutenção constante: aparar, acertar as bordas, fertilizar, oxigenar e retirar ervas daninhas. Se você não sabe por onde começar, não se preocupe pois nós separamos algumas dicas que vão iluminar o seu caminho.
A escolha da espécie da grama é fundamental para o sucesso do projeto do seu gramado. Por isso, leve em consideração os pontos a seguir:
Utilize variedades que se desenvolvem por meio de estolões e/ou rizomas, como a esmeralda comum e a imperial (Zoysia japonica), a santo agostinho (Stenotaphrum secundatum), a bermuda (Cynodon dactylon), a batatais (Paspalum notatum) e a são carlos (Axonpus sp). Estas espécies têm seu desenvolvimento diminuído no frio, perdem coloração e às vezes até secam, mas se recuperam com as chuvas.
A grama esmeralda é a mais comum no país, representando cerca de 80% do volume de grama comercializado no Brasil. Ela é indicada para gramados residenciais, áreas públicas, campo, praia, campos de esporte e para o controle da erosão.
Em campos esportivos ou para continuar a usar o gramado durante o inverno nas regiões mais frias do nosso território, como o Sul e o Sudeste, plante espécies de grama resistentes tanto ao clima quente quanto ao frio e siga estas dicas:
Antes de assentar um novo gramado ou semear, misture alguns cristais solúveis no torrão sob o solo. Isso ajudará o solo a reter umidade. Depois de assentar, regue bem para garantir que a grama crie um raizame forte. Quando estiver bem crescida, a grama pode sobreviver com um mínimo de água.
Aparar muito rente enfraquece a grama, retarda seu crescimento, torna-a mais suscetível à estiagem e ao ataque de várias pragas e doenças. Experimente manter o gramado com cerca de 3 cm de altura. Além disso, não apare a grama em um clima muito quente ou muito úmido. Espere a temperatura refrescar.
Retire o coletor do cortador de grama, ou use um cortador especial, que pica a grama e espalha as aparas no gramado. Estas se decompõem, devolvendo os nutrientes ao solo.
Espere uma boa chuva para aplicar fertilizantes na grama. Os gramados fertilizados regularmente precisam de mais água para manter o viço. Para uma nutrição mais econômica, use péletes de esterco de galinha. Aplique quando o gramado estiver crescendo, após a chuva. Regue bem.
Para nivelar o gramado, use areia como uma cobertura econômica. Espalhe a areia com uma niveladora para gramado, de forma que a grama continue visível. Regue bem.
Oxigene a grama para reduzir as ervas daninhas, evitar a compactação e melhorar a drenagem. Para isso, use um forcado.
Para enfraquecer as ervas daninhas que preferem solos ácidos, espalhe cal para jardim, que é alcalina, sobre a grama. Regue bem. O pH ideal para gramados é entre 5,5 e 7,5.
Mas atenção: não retire os trevos, porque adicionam nitrogênio ao solo. Se aparentarem descuido, passe o aparador de grama.
Agora que você já sabe como ter um gramado forte e saudável, veja aqui descubra as plantas ideais para atrair borboletas e beija-flores para o seu jardim.