Veja as dicas essenciais para deixar suas toalhas limpas, macias e livres de odores indesejados.
Douglas Neves | 21 de Novembro de 2025 às 12:55
Quem nunca saiu do banho pronto para se secar e, em vez de uma toalha macia encontrou uma áspera, sem cheiro de limpeza e com sensação de “velha”? A verdade é que lavar toalhas parece simples, mas há uma ciência por trás da maciez. E a boa notícia é que você não precia de produtos caros, truques mirabolantes nem máquinas ultramodernas para ter toalhas macias e cheirosas. Com alguns ajustes simples, suas toalhas podem durar mais, ficar mais fofas e cheirar sempre bem.
Para entender o que realmente funciona, conversamos com quatro especialistas. E eles explicaram por que algumas toalhas ficam duras, com mau cheiro ou menos absorventes, e revelaram o passo a passo para deixá-las sempre macias, limpas e livres de bactérias.
Segundo Philip Tierno, PhD, professor clínico de patologia e microbiologia da NYU, e Chuck Gerba, PhD, professor de microbiologia da Universidade do Arizona, o intervalo ideal é a cada dois ou três dias. Esperar mais do que isso permite o acúmulo de bactérias, causando mau cheiro e aquele odor de mofo que “gruda” no corpo após o banho.
Já para quem tem pele sensível ou acne, o intervalo é menor. Tierno recomenda lavar após cada uso. Isso evita que bactérias transferidas da toalha para a pele causem espinhas ou irritações, especialmente em peles inflamadas.
Além de manter o cheiro de limpeza, a lavagem frequente traz benefícios reais. Veja alguns deles abaixo:
Mesmo depois do banho, parte das bactérias permanece e vai direto para a toalha durante a fricção. “Elas continuam se acumulando dia após dia”, explica Gerba. Lavar a toalha com regularidade reduz as chances de acúmulos de bactérias.
“Quando você esfrega a toalha com força, pequenas fissuras se abrem na pele”, diz Gerba. Essas microlesões facilitam a entrada de bactérias, o que pode gerar espinhas ou até infecções.
O mau odor é um sinal de que bactérias estão fermentando no tecido. Além de ser prejudicial para a sua saúde, o cheiro pode ser transferido para o seu corpo.
Fibras limpas têm mais espaço entre si, permitindo que a toalha absorva melhor e fique mais fofa.
Agora que você já entendeu a importância de lavar suas toalhas com regularidade e a importância de deixá-las macias, vamos ao que você vai precisar ter em casa para fazer isso. Mas não se preocupe, não vai precisar de nada mirabolante, o básico que você já tem em casa funcionará muito bem. Você precisará de:
Sabe aquele ditado que diz que "menos é mais"? Então, quando o assunto é lavagem de toalhas, esse é o segredo! Especialistas como Sammy Wang, cientista da Downy, e Wendy Saladyga, especialista em lavanderia, alertam que usar sabão demais vai deixar suas toalhas rígidas. Sendo assim, procure usar um pouco menos de sabão na sua próxima lavagem. Para ter certeza de que você não cometerá erros, preparamos um passo a passo completo abaixo.
Lave toalhas separadamente das roupas. Zíperes, botões e tecidos mais pesados podem danificar fibras delicadas. Também separe brancas das coloridas.
Deixe 15 cm de espaço entre as toalhas e o topo da máquina. Amontoar impede a lavagem correta e ainda sobrecarrega o aparelho.
Toalhas duras geralmente significam detergente em excesso. Use 50% da dose normal; isso evita acúmulo e mantém a absorção.
Amaciantes ajudam a desfazer odores e depósitos minerais. Mas use apenas a cada 3 ou 4 lavagens, seguindo o rótulo.
A temperatura ideal depende do tecido. Por isso, sempre consulte a etiqueta da toalha. Mas, em geral, água morna funciona bem para a maioria dos tecidos. Contudo, fique atenta pois alguns sabãos exigem água fria.
Toalha molhada esquecida dentro da máquina é igual a mofo na certa. Por isso, fique atenta ao ciclo de lavagem e retire-a da máquina assim que terminar a lavagem.
Fazer esse movimento solta as fibras, acelera a secagem e deixa a toalha muito mais fofa.
Calor demais “cozinha” as fibras e diminui a durabilidade. Por isso, o ideal é secar as toalhas na sombra em um local arejado para que o vento, e não o sol, sequem o tecido. Caso você use secadora, procure deixar um espaço entre as toalhas e evite deixá-las enrugadas, esticando-as bem.
Esse truque simples é o que irá garantir a maciez extra e prevenir o amassado. Sempre que retirar a toalha da secadora ou do varal, sacuda o tecido. Dessa forma as fibras ficarão mais soltas e você ainda se certifica de que nenhum bicho ou folha ficaram presos nela.
Embora poucas pessoas saibam, o vinagre pode ser um aliado na lavagem de roupas. Ele ajuda a tirar o cheiro ruim e ainda contribui para a maciez do tecido. Mas é importante não colocar o produto diretamente dentro da máquina, pois a longo prazo ele pode estragar seu aparelho. Veja a seguir como usar esse método de lavagem de forma segura:
Ao invés de colocar o vinagre na máquina, deixe as toalhas de molho em um balde com vinagre branco destilado por 30 minutos a uma noite inteira. O ácido acético dissolverá resíduos, gordura corporal e minerais, diminuindo o cheiro ruim e ajudando as fibras a ficarem mais soltas.
Depois, bastas pegar as toalhas e colocá-las na máquina e lavá-las normalmente como ensinamos mais acima, seguindo os mesmos cuidados: menor quantidade de sabão, tirar imediatamente após a lavagem, sacudir, não superaquecer.
Viu como é fácil deixar as suas toalhas macias? Com alguns ajustes simples na sua rotina de lavagem você conseguirá manter suas toalhas sempre limpas, macias e cheirosas. Se você gostou dessa dica, não se esqueça de seguir a Seleções nas redes sociais para não perder nenhuma dica.
Pode compartilhar toalha de banho? Dermatologistas alertam sobre riscos
Você está guardando suas roupas de frio da forma errada? Veja como conservar melhor
Esponja de lavar louça é um vilão invisível? Aprenda como desinfetar corretamente
Como lavar roupa sem máquina de lavar: guia passo a passo