Nossa saúde mental está diretamente relacionada ao ambiente em que vivemos.
Cadu Guarieiro | 21 de Julho de 2023 às 20:51
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, representando 9,3% do total da população. Diferentes motivos podem ocasionar esse transtorno, desde à rotina até fatores específicos. No entanto, além de um acompanhamento psicológico, existem algumas maneiras de diminuir a presença da ansiedade no dia a dia, e um deles é através da decoração.
Leia também: Como usar rosa na decoração: 7 ideias de decoração de quarto rosa para se inspirar.
Em entrevista ao portal Casa & Jardim, Cinara Soares, neuropsicóloga da NAUROARQ Academy, explicou que pelo ser humano ser movido por relacionamentos e interação, seja com outras pessoas ou com os lugares onde as atividades são excercidas, o meio em que vive acaba afetando diretamento o indivíduo. Com base nisso, selecionamos algumas dicas de decoração que irão te ajudar a diminuir a ansiedade na rotina.
O conceito biofílio consiste na presença de elementos naturais na decoração, desde plantas a pedras, tudo que é natural é bom! A presença maior de vegetais na casa auxilia na diminuição do estresse e da ansiedade. Além de trazer harmonia e frescor para o ambiente, cuidar deles pode ser uma tarefa que irá te ajudar no dia a dia. Gostou da dica? Confira então mais 5 benefícios das plantas na decoração que irão te surpreender.
Segundo Priscilla Bencke, arquiteta e co-fundadora da NEUROARQ Academy, iluminações com cores muito brancas são capazes de deixar o ser humano em estado de de alerta e mais agitado. O mais indicado é a iluminação indireta.
Estampas diferentes e chamativas em um mesmo ambiente além de causar a sensação de bagunça, podem ser bastante angustiantes. Logo, caso você queira investir em seu bem-estar aposte em decorações mais neutras.
Estar em um ambiente organizado interfere diretamente em nosso estado de espírito. Portanto, sempre que o tempo estiver livre, invista na organização do seu espaço. O portal Casa & Jardim afirma que a bagunça pode aumentar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, relacionando assim à desorganização e a mente inquieta.
De nada vale um ambiente esteticamente agradável mas desconfortável. Os móveis confortáveis são seus melhores amigos na hora de relaxar, logo, é preciso considerar a ergonomia do mobiliário na hora da aquisição, ainda que o custo seja maior em alguns casos.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
19 ambientes com papel de parede para você se inspirar
7 plantas para decoração que vão tornar sua casa mais exuberante
7 tendências de decoração que estão dominando em 2023
11 dicas de decoração para casa alugada sem gastar muito
Ideias de decoração: conheça 5 canais que vão te ajudar
Inspire-se nestas 9 ideias e decore sua casa gastando pouco