Evite danos no seu micro-ondas: confira quais materiais podem fazer mal se colocados nele!
Laura Oliveira | 8 de Maio de 2023 às 11:10
O micro-ondas é um dos grandes facilitadores da vida doméstica. Eles oferecem rapidez e praticidade para se alimentar no dia a dia. Porém, são necessários alguns cuidados com este eletrodoméstico, como saber exatamente quais materiais podem e não podem causar acidentes ou oferecer riscos à saúde.
Leia a matéria e descubra 7 materiais que podem causar prejuízo se colocados no micro-ondas!
Leia também: 10 dicas para poupar tempo na cozinha usando o micro-ondas
Para que o micro-ondas não se torne inimigo da sua saúde, é necessário atenção ao que se esquenta nele.
O isopor tem como como matéria-prima o poliestireno - um produto que, quando aquecido no micro-ondas, pode liberar uma substância potencialmente carcinogênica e obesogênico, ou seja, pode facilitar a obesidade em adultos e crianças.
O plástico filme é um material muito fino e, por isso, quando exposto ao calor, ele corre grandes riscos de derreter. Além disso, quando os plásticos-filme não possuem autorização da Anvisa para a exposição ao micro-ondas, significa que o contato deles com os alimentos pode ser nocivo à saúde.
Para quando você quiser usá-lo para fazer o vapor sair lentamente do alimento, pode usar um recipiente com tampa - que também deve ser liberado para micro-ondas.
Ao contrário do plástico, o alumínio não libera substâncias tóxicas ao corpo humano. O perigo é outro: você pode causar um incêndio.
O alumínio é um ótimo condutor de eletricidade e o micro-ondas funciona com ondas eletromagnéticas. Assim, o micro-ondas pode gerar correntes elétricas e superaquecer o alumínio. Confira o que pode acontecer:
Não poder ser usado no micro-ondas não significa que ele não possua outras funções! Confira 31 utilidades surpreendentes do papel alumínio!
Existem diversos tipos de plásticos sintéticos diferentes. Entre eles, estão o policloreto de vinila, o poliestireno, o plástico misto e outros. Em sua maioria, estes liberam químicos prejudiciais à saúde quando são aquecidos e, por isso, não são indicados para o micro-ondas.
Os plásticos que você pode usar no micro-ondas sem medo são:
Atenção: estes plásticos podem ser usados desde que possuam o símbolo "microwave safe", que indica que este uso foi aprovado pela Anvisa e pode ser levado ao micro-ondas.
Pela mesma questão do alumínio, você deve evitar objetos com detalhes metálicos no micro-ondas. Por segurança, dê preferência a louças de cerâmica ou de vidro: os dois possuem composições que não transferem nada para o alimento quando são aquecidas.
Leia também: Quais os tipos de panela mais indicados para a sua saúde?
Vidros não refratários são aqueles que ,quando expostos a altas temperaturas, não conseguem manter sua composição sem perder propriedades de condutividade elétrica, térmica e resistiencia. Ou seja: não são resistentes ao aquecimento do micro-ondas.
O papel é um material que facilmente pode pegar fogo, além de liberar algumas substâncias tóxicas. Se estiver algum desenho, como as de fast-food, por exemplo, a tinta também pode ser superaquecida e prejudicar o organismo.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Misturinha caseira que vai deixar seus azulejos e rejuntes brilhando como novos
Aprenda como fazer pastilha sanitária caseira e não gaste mais dinheiro
Resolva 5 problemas comuns da geladeira com estas ações simples
Como organizar sua geladeira com praticidade
Como limpar micro-ondas: passo a passo sem erros
5 usos do micro-ondas para incrementar a sua cozinha