Atualmente, as roupas apresentam defeitos com facilidade. Por isso, é bom saber como fazer pequenos reparos. Para isso, confira nossas dicas!
Redação | 19 de Janeiro de 2022 às 14:00
Antigamente, as roupas passavam por cuidados meticulosos; afinal, eram muito caras e tinham de ter vida longa. Atualmente, as roupas que compramos são muito mais frágeis e apresentam defeito com facilidade. Devido a isso, hoje em dia, é importante saber como costurar botões, fazer remendos, cerzir buracos ou alinhavar calças. Confira algumas dicas fáceis para consertar suas roupas.
Leia também: Como lavar roupa: guia completo para não passar sufoco
Para remendar e consertar roupas, não é necessário dispor de uma grande caixa de costura. Os itens utilizados com mais frequência cabem em qualquer caixa de sapatos ou recipiente com tampa.
Agulhas de costura e alfinetes de diferentes tamanhos podem ser guardados em uma almofadinha de agulhas ou em um pedaço de sabonete. O sabonete permite que agulhas penetrem materiais grossos e consistentes com mais facilidade. Um ímã também é prático para guardar agulhas. E ajuda na hora de encontrar agulhas perdidas na caixa. Alfinetes e alfinetes de segurança também podem ser guardados em uma caixa de fósforos.
Além disso, retroses e linhas de costurar em diferentes cores são materiais fundamentais. Para tecidos mais robustos, tenha em mãos fios mais grossos. Dedal, fita métrica, giz, descosturador e tesoura completam a caixa de costura. Um passador de linha também é útil.
Com o passar do tempo, os botões se acumulam na caixa de costura e logo fica tudo uma bagunça: unir botões de mesma cor em uma linha facilita a busca. Botões reservas podem ser guardados em saquinhos transparentes e etiquetados.
Muito práticos são os remendos com cola que podem ser passados a ferro – com o calor do ferro a cola derrete e se une ao tecido. No caso de tecidos maleáveis, os remendos passáveis a ferro devem ser ainda costurados à mão nas bordas. Buracos em roupas de tricô devem ser embainhados antes do remendo para que o buraco não se alargue.
Para remendar jeans surrados, uma ideia é costurar pedaços de calças velhas na parte de dentro do jeans. Tecidos robustos, como o jeans, podem ser remendados na máquina de costura.
Leia também: Passar roupa: saiba como melhorar a tarefa com algumas dicas
Botões de roupas novas também podem cair. Reforce a costura assim que perceber que ela está se soltando. Ao cortar os fios, para que o tecido não seja danificado, enfie um pente entre o tecido e o botão. Por fim, restos de linha devem ser removidos. Para estabilizar a linha, esfregue-a com cera de vela.
Botões com quatro orifícios devem ser costurados em cruz e com duas linhas. Se uma se romper, o botão permanece preso. Para manter uma distância entre o botão e o tecido, use um palito de fósforo. Ao terminar de costurar o botão, retire o palito. Para reforçar a costura, dê várias voltas com a linha e arremate com pontos na extremidade da linha pelo avesso.
Para evitar que o tecido da coluna de botões rasgue ao pregar um botão, principalmente no caso de sobretudos, pregue outro paralelamente na parte interna da roupa. Uma casa de botão gasta ou grande demais deve ser costurada da extremidade em direção ao meio com alguns pontos, permitindo a entrada mais justa do botão. Arremate as pontas da linha no avesso.
Para encurtar ou fazer a bainha, siga as seguintes instruções:
Passar barras de calça costuma ser difícil, e o resultado deixa a desejar. Para evitar que bainhas de calças de boa qualidade se desgastem, costura-se a barra da seguinte forma:
1. Para enfiar a linha na agulha, borrife um pouco de spray para cabelos na ponta da linha.
2. Para deter linhas que estão descosturando, passe esmalte de unha transparente ou cola sobre elas. No entanto, não é possível consertá-las de forma satisfatória; por isso, só recorra a essa solução em último caso. Se estiver na rua, experimente com sabonete umedecido.
3. Esfregue um pouco de cera de abelha em zíperes emperrados para que voltem a correr facilmente.
4. Para consertar botões de pressão que não estejam fechando bem, dê uma leve martelada sobre a parte superior (a externa).
5. É fácil trocar elásticos gastos: fixe a ponta do elástico novo na extremidade do velho com um alfinete de segurança. Ao puxar o elástico velho para fora pela extremidade oposta, o novo é puxado para dentro.
6. Pode-se aumentar a durabilidade de uma linha esfregando-a com um pouco de parafina ou cera.
7. Se não tiver em casa uma linha da mesma cor do tecido, selecione uma de coloração mais escura do que ele – jamais use uma linha mais clara.
8. Cadarços de sapato podem ser usados para pendurar casacos muito pesados. Corte-os no comprimento ideal e prenda-os com linha grossa no interior da gola.
Gostou dessas dicas? Então, confira também 5 dicas de como montar um guarda-roupa inteligente.