Selecionamos algumas dicas para consertar portas e realizar pequenos reparos. Elas são simples e fáceis de serem postas em prática. Confira!
Redação | 10 de Março de 2022 às 14:00
Sua porta está rangendo? Ou a maçaneta está frouxa? Não se apresse em chamar um faz-tudo para solucionar esses problemas, você mesmo pode se encarregar disso. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para consertar portas e realizar pequenos reparos. Elas são simples e fáceis de serem postas em prática. Confira a seguir!
Leia também: Truques para ter uma casa segura e evitar acidentes
O melhor lubrificante para o mecanismo interno de uma fechadura é o grafite, e uma boa fonte de grafite é a ponta do lápis. Esfregue bem a ponta de um lápis macio (B ou HB) na chave correspondente e enfie-a várias vezes na fechadura. Faça esse truque duas vezes por ano para manter as fechaduras em perfeito funcionamento.
As chaves ficam velhas, entortam e acabam quebrando dentro da fechadura. Se você não puder entrar em casa ou no apartamento por outra porta, bata no vizinho e peça emprestado um ou dois itens, antes de chamar o chaveiro.
Primeiro, tente retirar a parte quebrada com uma pinça. Se isso não funcionar, aplique uma minúscula gota de cola instantânea na ponta da parte que ainda está no seu chaveiro. Alinhe-a com a parte que ficou lá dentro e enfie-a na fechadura. Mantenha-a encostada de 40 a 60 segundos e, então, puxe a chave lentamente.
Você bem sabe como é desagradável chegar em casa no escuro e ter de tatear para achar a fechadura da porta. Se não quiser passar apertos como esse, pinte algumas gotas de tinta luminosa em volta dos buracos das fechaduras externas da casa com um cotonete ou um pincel pequeno.
Faça o mesmo com qualquer tranca dentro de casa, o que vai tornar a saída muito mais fácil no caso de falta de energia, incêndio ou qualquer outra emergência.
Confira também: Saiba como fazer consertos rápidos na bicicleta
Uma maçaneta afrouxa muitas vezes devido a algum parafuso de regulagem solto (um pequeno parafuso situado na haste da maçaneta) que a mantém presa firmemente ao eixo. O uso diário pode fazer com que esses parafusos se afrouxem, mas você pode fixá-los no lugar passando um pouco de esmalte de unha incolor sobre cada um, depois de apertá-lo.
Algumas gotas de óleo para bebês em volta do eixo devem resolver o problema. Quando não achar óleo para bebês, um pouco de óleo de cozinha, de vaselina líquida ou até mesmo de creme de barbear podem ser usados para silenciar uma dobradiça rangedora.
Uma dobradiça solta pode fazer uma porta emperrar ou tornar difícil o seu uso. Apertar os parafusos das dobradiças geralmente resolve o problema, mas se um deles, em bom estado, não ficar firme, significa que o buraco se desgastou.
Para corrigir isso, enfie uma ou duas revistas para escorar a porta aberta, se necessário. Depois retire os parafusos do lado frouxo da dobradiça para que ela se vire para trás. Introduza no buraco do parafuso alguns palitos de dentes ou de fósforos mergulhados em cola de madeira, deixando-os folgados.
Nivele-os com a moldura aparando cuidadosamente qualquer ponta saliente com uma faca. Quando você aparafusar de novo a dobradiça, a madeira extra deverá manter o parafuso firme no lugar.
Para soltar um ferrolho enferrujado, esfregue-o com algumas colheres de uma bebida gasosa.
Leia também: Economize com consertos fáceis em sua casa
Se uma porta emperra porque raspa no chão ou na soleira, tente o seguinte: grude com fita adesiva os quatro cantos de uma folha de lixa grossa no chão, no ponto em que ela costuma ficar presa. Em seguida, abra e feche a porta para a frente e para trás sobre a folha de lixa até que ela se abra suavemente.
Uma porta que está emperrada na moldura (por causa do excesso de tinta ou porque estufou) pode ser consertada usando uma plaina ou uma raspadeira para remover os pontos salientes em sua parte superior, no lugar em que ela está prendendo. Pinte-a novamente, após ter removido os pontos de atrito.