O suor é capaz de deixar as roupas manchadas e até mesmo impregnar com mau cheiro. Porém, há como tirar o cheiro da roupa. Confira as dicas:
Redação | 2 de Outubro de 2022 às 13:00
Você certamente já se deparou com o infortúnio de pegar uma roupa com odor estranho. Isto não é incomum, pois mesmo tendo todos os cuidados higiênicos, como: Banho regular, uso de desodorante etc. O cheiro de suor pode aparecer em dias mais quentes. Portanto, saiba como tirar o cheiro de suor das suas roupas.
Relaxa! Não é preciso procurar um profissional para isso e nem se desfazer das ruas roupas. Fizemos uma lista com algumas dicas caseiras para retirar o mau cheiro das roupas e manchas de suor também.
Primeiro é preciso dizer que, este mau cheiro gerado pelo suor pode chamar-se bromidrose. Ele é fruto do movimento de bactérias que se proliferam em regiões mais quentes do corpo humano e utilizam umidade como fomento. Mas é preciso buscar um dermatologista para realização do diagnóstico.
Por isso, ao praticar esportes ou chegar em casa com roupas suadas, é importante lavar logo, ou então, colocar a roupa para tomar um ar antes de ir ao processo de lavagem. Beleza?
Dito isso, é possível tirar os odores de forma rápida e prática. Para isso, você precisará de ter acesso aos seguintes itens:
Caso a lavagem tradicional com água e sabão não esteja dando o resultado esperado. Você pode estar utilizando alvejante sem cloro para isso. E nesse caso, ao usar a máquina de lavar você só precisará colocar 60g do alvejante em pó ou 100ml do líquido junto com o sabão de sua preferência.
Marcas como Vanish e OMO costumam ter produtos para roupas coloridas e brancas, portanto, fique atento aos detalhes e não esqueça que antes de qualquer coisa é preciso ler a etiqueta da sua roupa.
O bicarbonato de sódio e o vinagre são ótimos agentes desengordurantes e removedores de manchas. Não obstante, você também pode contar com eles para combater odores desagradáveis.
Assim como na dica anterior, lembre-se de estar verificando a etiqueta da roupa antes da aplicação. Porém, é pouco provável que exista alguma restrição, já que essa mistura pode ser usada em qualquer tipo de tecido.
Se você for usar a mistura na máquina de lavar, basta colocar os produtos no lugar do amaciante. Na sequência, programe o ciclo de lavagem e aguarde. Mas, se você está retirando cheiro de suor de peças mais delicadas, aí é melhor utilizar as mãos.
Para usar a mistura com as mãos, você irá passá-la na região das axilas. Porque são as regiões mais quentes do corpo, portanto, geralmente são o foco do odor. Depois deixe a mistura agir por alguns minutos e lave com bastante água e sabão.
Leia também: Dicas imperdíveis de como limpar meia encardida
Algumas pessoas gostam de deixar a roupa de molho antes de executar a lavagem tradicional. No entanto, se sua peça(s) de roupa estiver exalando um cheiro muito forte, esta ação é super recomendada! E como você deixará de molho?
Pegue um balde limpo e encha com 4 litros de água quente, depois você adiciona uma dose do seu alvejante sem cloro. Coloque sua roupa na mistura e aguarde de 30 a 45 minutos. Por fim, realize o processo de lavagem.
O processo é similar ao de colocar sua roupa de molho. Ok? Todavia, diz respeito as peças de prática esportiva. E atenção! Mais uma vez reforçamos que é preciso olhar a etiqueta da roupa, para saber se há alguma restrição.
Com tudo ok, você irá pegar um balde limpo, colocar suas roupas nele e encher de água até cobrir as roupas. Caso não tenha um balde, é possível tampar o ralo do tanque e utilizá-lo com a mesma finalidade. Assim sendo, você já pode usar o desinfetante.
O pulo do gato: Para cada litro de água, você vai usar meio copo de desinfetante.
Feito isso, basta deixar de molho por até 15minutos e depois realizar a lavagem tradicional. Seja nas mãos ou na máquina de lavar.
Caso você seja uma pessoa pouco familiarizada com a lavagem de roupas, ou então nossas dicas não tenham sido totalmente claras para você. Deixamos também a sugestão do vídeo publicado pelo canal do YouTube Fala Brasil. Segue abaixo o vídeo do Dr.Bactéria:
Basicamente são dois os problemas que fazem as roupas apresentarem o mau cheiro, ou o odor do suor. São o processo de secagem e o processo de deixar a roupa de molho. Não se desespere! Essas são sim, duas etapas importantes e necessárias em muitos casos. Mas é preciso ter atenção.
Lembra do que falamos no começo da matéria? As bactérias que geram os odores nas roupas utilizam a umidade para se proliferarem e ficarem mais fortes. Logo, na hora de sacar a roupa você precisa sempre deixar o ambiente bem arejado.
Claro que não faz sol todos os dias do ano, portanto, não caia no conto de que as roupas só secam no sol (embora realmente seja a melhor opção). Em dias nublados ou chuvosos, basta deixar as roupas em um espaço com boa ventilação.
Atualmente as casas e apartamentos estão sendo construídos com uma metragem menor, então, caso seu espaço para lavagem e secagem não seja dos maiores. Uma dica legal é reduzir a quantidade de roupas que você lava por vez. Porque desta forma você estará auxiliando na passagem de vento.
Chegando em casa com roupas esportivas ou suadas, coloque-as para secar ou lavar imediatamente. Mais uma vez, não se esqueça que as bactérias gostam da umidade. Então não dê mole para elas. Beleza? E além dos odores, roupas suadas que são deixadas na roupa suja sem passarem por uma secagem bem arejada antes, podem ficar manchadas com o tempo.
Nas nossas dicas de lavagem, tivemos o cuidado de informar o tempo que você deixará suas roupas de molho. Isso não foi aleatório. Porque um outro fator que age no surgimento do mau cheiro é exatamente o tempo de deixar a roupa de molho.
Ocorre que o indicado para deixar a roupa de molho é 1 hora. No entanto, caso você não tenha satisfação do resultado após este tempo, é possível manter por mais 1 hora. Ou seja, no máximo mantenha a roupa de molho por 2horas.
Por que 2 horas? Porque este é o tempo máximo de ação que um detergente tem sobre os tecidos. Logo, se você ultrapassar esse período, dará início ao processo de reação dos microorganismos com a água suja.
Para finalizar, ao deixar suas roupas de molho, procure não deixar o balde exposto ao sol.
Leia também Ar puro: mantenha sua casa livre da poluição com alguns cuidados