Saiba como reconhecer os sinais de que alguém está usando seu Wi-Fi e saiba como garantir que ninguém vai invadir sua rede sem permissão.
Thyago Soares | 23 de Outubro de 2025 às 07:00
Se a sua internet parece estar mais lenta que o normal ou sua rede Wi-Fi passou a apresentar quedas frequentes, talvez não seja culpa apenas do provedor e é possível que alguém além de você esteja usando a sua conexão. Identificar essa presença indesejada não exige vasta expertise técnica e de formas simples, é possível detectar se a sua internet está sendo usada sem a sua permissão.
Se poucas pessoas estão conectadas e ainda assim a velocidade caiu, se seu roteador registra muitos dispositivos desconhecidos ou se aparecerem hábitos estranhos de uso de dados, são indícios de que alguém está conectado sem autorização.
Após identificar que há usuários não autorizados em sua rede, é fundamental adotar algumas medidas de proteção, por exemplo, trocar a senha do Wi‑Fi por uma nova e mais segura, combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Atualizar o firmware do roteador para corrigir possíveis falhas de segurança e ativar a filtragem por endereço MAC, permitindo conexão apenas aos dispositivos autorizados também é uma boa forma de assegurar a sua exclusividade.
Se possível, criar uma rede WI-fI exclusiva para visitantes, separada da principal, também pode garantir um maior controle e segurança da sua conexão. Ao adotar essas práticas, você retoma o controle da sua conexão e reduz riscos como lentidão, excesso de consumo de dados ou mesmo uso indevido da sua rede por terceiros.
Como limpar brinquedos infantis: guia seguro para proteger seus filhos
Segredo para deixar roupas sempre cheirosas dentro do guarda-roupa
O que fazer quando a roupa encolhe? Veja 4 formas de recuperar
Essa é a forma certa de lavar toalhas para evitar mau cheiro e mofo