Você já ouviu falar em rosa-do-deserto? Conheça essa planta diferente e aprenda como plantar rosa-do-deserto em casa.
Marina Estevão | 18 de Setembro de 2021 às 13:00
Você já ouviu falar em rosa-do-deserto? A planta – uma espécie de suculenta – está virando a queridinha dos lares e substituindo até a famosa orquídea.
A rosa-do-deserto é natural da África e de vários países da Península Arábica. Algumas possuem cores incomuns para uma planta – como o preto –, caules esculturais, e podem chegar a até 4 metros de altura!
Porém, por ter um crescimento lento ecores vibrantes, pode não agradar a todos os gostos e bolsos. Uma unidade pode chegar a custar mais de mil reais! Mas que tal aprender como plantar rosa-do-deserto no seu jardim e economizar um bom dinheiro? Gostou da ideia? Então siga lendo a matéria para saber mais.
Como diz o nome, esse tipo de planta é favorável a se desenvolver no clima desértico – típico das suculentas. Portanto, elas apreciam climas quentes e ensolarados, com menos chuva e bastante vento.
O ideal é deixá-la ao menos 6h por dia no sol. Dessa forma, se garante uma floração mais intensa; mas é possível variar de 4h a 6h. Caso o clima da região tenha menos sol, é recomendável deixar a planta o máximo de tempo possível exposta e regar menos água, para evitar o apodrecimento do caule.
Caso o clima seja frio, também existem técnicas específicas para a rosa-do-deserto se desenvolver saudável, como a poda drástica e um adubo rico em potássio, cálcio e fósforo.
Por ser um tipo de suculenta que vive no deserto, ela concentra muita água em seu bulbo. Assim, o adubo precisa ter uma ótima drenagem, para não acumular água. Esse tipo de planta não se adapta em solos úmidos. O solo perfeito para a planta rosa-do-deserto é uma mistura de areia com húmus de minhoca.
Muitas pessoas querem saber como plantar a semente da rosa-do-deserto. O processo demanda cuidados, mas é mais simples do que a maioria pensa. Já existem algumas floriculturas com misturas de adubo específicas para a suculenta, mas caso queira fazer em casa, o ideal é utilizar materiais que oferecem boa drenagem, como areia, casca e turfas. Uma dica é adicionar carvão vegetal, pois é barato e oferece uma ótima durabilidade.
Disponha as sementes deitadas e com uma distância de 10cm entre elas. Coloque uma camada de substrato orgânico peneirado por cima e borrife água. Deixe escorrer o excesso. Cubra o vaso com plástico filme e mantenha o vaso em um local arejado com bastante sol.
Leia também: 13 dicas de organização para ambientes pequenos
Após 10 dias, as flores começam a aparecer e é possível migrar para vasos menores e individuais. Não esqueça de deixar a rosa-do-deserto continuar pegando bastante sol.
Escolha um vaso de plástico que possua uma boa drenagem de água. O ideal é forrar o fundo com pedras e um tecido tipo TNT para as raízes não saírem do vaso.
É muito importante, na hora de fazer podas ou replantio de rosa-do-deserto, utilizar luvas, pois a planta possui uma seiva extremamente tóxica. Não tenha medo de fazer podas para estimular o crescimento, pois são essenciais para dar forma à planta, mas não utilize como recurso para induzir o florescimento. Use como último recurso.
Leia também: Como plantar rosa: veja o passo a passo completo e dicas de cultivo
É possível usar a mesma técnica do bonsai periodicamente. Ou seja, replantar, cortar as raízes e brotações superiores para evitar fungos.
Para quem não quer ter muito trabalho, o ideal é adquirir pequenas mudas de caules bem formados e deixá-las crescerem naturalmente.