Aprenda o passo a passo para plantar chuchu em casa de forma simples.
Plantar chuchu em casa pode ser uma atividade agradável e econômica, além de proporcionar acesso a um vegetal fresco e saudável diretamente do seu próprio jardim. Mesmo para iniciantes na jardinagem, cultivar chuchu é relativamente simples e requer poucos cuidados.
Além de ser uma forma de economizar seu precioso dinheiro, esta tarefa pode ser uma forma diferenciada de se manter longe de telas e doar o seu tempo para algo produtivo. Antes de aprender a plantar este legume em casa, entenda seus benefícios.
Benefícios do chuchu
Um alimento baixo em calorias e recheados de benefícios! Este legume conta com teores de fibra, potássio, manganês, vitaminas A e C e ácido fólico. Controla a pressão arterial, combate a anemia e é capaz de fortalecer a memória.
Ainda que ele tenha fama de ser um alimento sem sabor, se for preparado da maneira correta pode ser um ótimo aliado para a saúde de quem consome.
Como plantar chuchu em vaso?
O site petz indica um passo a passo certeiro para plantar chuchu de forma simples em casa, utilizando um vaso de plantas.
1. Corte o chuchu ao meio, sem separar as duas partes. O mais importante é que as sementes apareçam. Um detalhe: escolha um chuchu em bom estado, ou seja, sem partes podres ou cortes.
2. Coloque terra de boa qualidade no vaso e afofe com o equipamento próprio para jardinagem. Em seguida, coloque a semente de chuchu em contato com a terra, deixando metade do legume para fora da terra. Mantenha a terra úmida, sem deixar encharcada.
3. Após duas ou três semanas, raminhos da trepadeira começarão a aparecer. Desses ramos, brotarão novos chuchus. Após 80 ou 110 dias, você pode fazer a primeira colheita.
Como plantar chuchu em água?
Além de plantar o chuchu em vaso, é possível realizar esse processo em água. O site petz também ensina o passo a passo para ver esse legume crescer através da água. Acaba sendo uma forma ainda mais barata e simples.
1. Coloque água limpa e filtrada em um recipiente. Em seguida, espete palitos de dente nas laterais do chuchu e coloque-o no recipiente. Os palitos servirão de apoio para não deixar que o legume mergulhe na água.
2. Coloque a parte por onde o chuchu fica preso no talo em contato com a água. Com o tempo, a outra parte vai se abrir, possibilitando o surgimento dos galhos.
3. Esta é a hora de fazer a mudança do chuchuzeiro para o local definitivo. Não esqueça de apoiar os ramos com uma base. Eles precisam disso para crescerem fortes e saudáveis. Faça a rega adequada para ter uma boa colheita!
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!