Como limpar piscina de plástico

Limpar uma piscina de plástico é bem simples. Se você não sabe como limpar piscina de plástico, confira agora algumas dicas simples.

Mariana Valle | 26 de Julho de 2022 às 17:00

Ridofranz/iStock -

Uma das maneiras mais prazerosas de enfrentar o calor é passando um tempinho na piscina. Ainda mais porque no Brasil parece que só temos uma estação no ano e suas variações: verão, verãozinho, verão que às vezes abre espaço para um friozinho e verão quente à beça que parece surreal demais para ser verdade. 

Brincadeiras à parte, a piscina é uma das melhores opções para quem quer se refrescar. E não são só os adultos que podem aproveitá-la. As crianças também! O problema é que nem todo mundo tem condições de ter uma piscina de concreto ou fibra em casa, seja por conta de espaço ou por questões financeiras. Com isso, as piscinas de plásticos se tornam uma ótima alternativa. 

Leia também: Natação: confira os benefícios desse esporte para as crianças no verão

As piscinas de plástico – que podem ser infláveis ou com armações de ferro – são bastante práticas pois não precisam ficar montadas ocupando espaço o tempo inteiro. Caso não esteja em uso, basta desmontá-la para ganhar um espaço a mais no seu quintal e evitar o acúmulo de sujeira. 

O que talvez algumas pessoas deixem escapar é que quando montada, a piscina de plástico também precisa de cuidados. Não tomar as devidas precauções pode ser muito prejudicial para a nossa saúde, principalmente se o tratamento da água não for feito de forme adequada. 

Como limpar piscina de plástico: passo a passo

Limpar a piscina de plástico é importante porque a água e, consequentemente, o material da piscina, pode acumular sujeiras. O que pode provocar doenças na pele, dores de barriga e até mesmo conjuntivite. Além do mais, é importante lembrar que água parada é foco de dengue. Ninguém quer isso para a sua vida, não é mesmo?

Por isso, preparamos algumas dicas de como limpar uma piscina de plástico. Ideal tanto para quem quer descobrir se está fazendo tudo direitinho quanto para quem deseja saber como limpar a piscina pela primeira vez.  

Passo 1: Use uma peneira para tirar sujeiras da água

Imagem: Victoria Denisova/iStock

Como geralmente as piscinas são montadas em áreas externas, é comum que folhas secas, insetos mortos ou até outros tipos de resíduos caiam sobre ela. O ideal é que essas sujeiras sejam retiradas diariamente da água. Para isso, o ideal é usar uma peneira plástica. É bem fácil! 

Passo 2: Escove a sua piscina de plástico com regularidade

Ter atenção especial com as laterais da sua piscina é bem importante. O mesmo vale para as bordas e o fundo dela. O risco aqui é o acúmulo de sujeira ou até mesmo aparecimento de algas, que contaminam a água da piscina de plástico. Para se prevenir destes problemas, basta escovar sua piscina com uma escova de cerdas macias a cada dois dias. 

Passo 3: Filtre a água da sua piscina e economize

Imagem: Ralf Geithe/iStock

Filtrar a água da sua piscina é uma maneira de economizá-la, pois assim você consegue conservá-la por mais tempo. Inclusive, é recomendável que se utilize um filtro com piscinas que tenham mais de 2.500 litros. Usar o filtro de duas a três vezes por semana é suficiente para purificar a água. O único ponto negativo é que ele não vem com a piscina. Ou seja, acaba sendo um investimento a mais. 

Passo 4: Cubra a sua piscina quando ela não estiver em uso

Imagem: senatorek/iStock

Seja com uma capa ou até mesmo um lençol, cobrir a sua piscina quando ela não estiver sendo usada é uma ótima maneira para mantê-la limpa por mais tempo. Entretanto, isso não nos isenta de tratar da água como se deve. 

Passo 5: Trate a água da sua piscina de forma adequada

Imagem: Sirirak/iStock

Tratar a água da sua piscina de forma adequada é uma coisa imprescindível a se fazer. Até porque, após alguns dias de uso, a água vai ficando cada vez mais imprópria para a gente. Além de cuidar da saúde, ao fazer isso você ainda economiza água, pois não haverá necessidade de trocá-la com tanta frequência. 

Para tanto, você pode utilizar alguns produtos como o cloro, o algicida e o clarificante. 

O cloro você pode usar dia sim, dia não ou se preferir, três vezes por semana. Além disso, a quantidade geralmente recomendada é de 4 gramas de cloro granulado (por ser mais forte) para cada 1.000 litros d’água. Caso queria utilizar o cloro líquido o ideal é 15 ml por 1.000 litros. 

Já o algicida pode ser utilizado uma vez por semana. Especialistas recomendam 5 ml por 1.000 litros de água. Dessa forma, o algicida serve para a manutenção de hth (cloro concentrado) e ajuda a prevenir o aparecimento de algas. Após o seu uso, é necessário evitar o banho na piscina por aproximadamente 10 horas.

E o clarificante, que não precisa ser usado regularmente, serve para separar as impurezas de sua piscina. Sendo assim, você pode utilizá-lo sempre que a água estiver turva. E a quantidade ideal é de 4 ml para cada 1.000 litros de água

Leia também: Queimaduras solares: saiba como cuidar e prevenir

Entretanto, vale ressaltar que há no mercado um produto 3×1 contendo estes três componentes. Esse produto é indicado para quem procura por uma praticidade maior. Se você optar só por ele, o indicado é que se use 4 ml por 1.000 litros de água. Porém, é necessário usá-lo diariamente e evitar o banho por aproximadamente 10 horas. 

Agora que já aprendeu como limpar piscina de plástico, é só aproveitar!

Limpar uma piscina plástica é bem simples. Seguindo as dicas acima você garante mais momentos de lazer e ainda preserva o bem estar de seus amigos e familiares. Agora que você já sabe o que fazer, é só se jogar na água e aproveitar com aqueles que você ama!