Como limpar panelas antiaderentes: 5 dicas que você precisa conhecer

Com essas dicas você sempre terá panelas belas, limpas e prontas para uso.

Walter Farias | 28 de Dezembro de 2022 às 13:46

- Gonzalo Calle Asprilla/istock

As panelas antiaderentes são cada vez mais presentes nas cozinhas. Com capacidade de facilitar nossas vidas na hora de preparar as refeições, elas são ótimas evitando que os alimentos grudem na superfície. Fora isso, também deixam as receitas mais saudáveis, porque não precisam de muita gordura para cozimento. Mas, como limpar as panelas antiaderentes e mantê-las sempre prontar para uso?

Leia também: Como limpar fogão a lenha

É importante sabermos disso, porque é preciso ter bastante cuidado para que elas não percam a eficiência. Portanto, vamos ver algumas dicas de como limpar e manter as panelas limpas, belas e úteis.

Como limpar panelas antiaderentes 

Saber como limpar panelas antiaderentes é fundamental para garantir a durabilidades delas. Sendo assim, alguns cuidados precisam ser tomados na hora de realizar esta atividade. Porém, antes é preciso entender melhor como elas funcionam. Ok?

Como funcionam as panelas antiaderentes

Você sabia que hoje em dia há diferentes tipos de panela no mercado? Mas nem todos os materiais com os quais as panelas são feitas são realmente duradouros e saudáveis.

Uma panela comum, por exemplo, possui uma superfície rugosa. Deste modo, podemos dizer que possui uma superfície com grande quantidade de rachaduras e ângulos microscópicos. Assim, o seu material permite que o alimento entre em suas frestas e fique grudado ou solidificado.

No entanto, nas panelas antiaderentes é utilizado o revestimento PTFE. Ele serve para preencher essas lacunas, logo, deixa a superfície bem lisinha e evita que o alimento agarre na panela.

Por isso, é importante antes de saber como limpar esse tipo de panela, que é preciso untar com um pouquinho de óleo antes de aquecê-las. Com isso, será possível prevenir danos ao revestimento.

Realize o processo de cura

Antes de utilizar sua panela pela primeira vez, você deve realizar o processo de cura. Esse processo funciona como preparação da panela e ainda por cima ajuda na conservação do revestimento antiaderente. Logo, é um processo bem importante.

Para isso, será preciso: pano macio ou papel toalha e óleo.

  1. Pegue sua panela e lave-a com água corrente;
  2. Depois, seque muito bem com seu pano macio ou papel toalha;
  3. Adiante, com pano macio ou papel toalha, passe um pouquinho de óleo por toda superfície antiaderente;
  4. Na sequência, deixe-a esquentando no fogo baixo por cerca de 2minutos;
  5. Agora você espera a panela esfriar naturalmente;
  6. Por fim, lave e seque novamente.

Lave as panelas à mão

Imagem: Alena Leonova/istock

 

Muitas pessoas costumam lavar todos os seus utensilios em máquinas de lavar louça, no entanto, se este for o seu caso, trate de abandonar este hábito. Ok? A melhor maneira de lavar suas panelas é usando suas próprias mãos. 

Confira também: Quais os tipos de panela mais indicados para a sua saúde?

Desta forma, pegue um rolo de toalha, uma esponja macia e detergente neutro. Feito isso, siga os seguintes passos:

  1. Após cozinhar, retire o excesso de óleo com um papel toalha;
  2. Pegue sua esponja macia (se tiver dois lados, sempre use o lado macio), molhe um pouco e depois coloque o detergente neutro;
  3. Na sequência, esfregue sua esponja delicadamente na superfície da panela;
  4. Depois, molhe bastante com água corrente;
  5. Por fim, seque à mão utilizando um pano limpo

Vale destacar que você não deve utilizar água fria caso ela ainda esteja quente. Essa ação pode reduzir a eficácia do revestimento antiaderentes encontrado nela.

Não obstante, se a sua panela apresentar maior quantidade de gordura no fundo, você pode antes de iniciar o processo de limpeza, colocar água nela e deixá-la fervendo por alguns minutos. O calor irá amolecer a gordura e facilitará sua vida.

Utilize bicarbonato para remover as gordura mais chatas

Já mencionamos aqui como funcionam as panelas antiaderentes. Lembra? Em teoria, elas possuem um revestimento que deixam sua superfície lisa e consequentemente impossibilidade de ter um alimento grudado. No entanto, nem tudo é perfeito. Certo?

Sim, há chances de alguns alimentos e/ou gorduras mais pesadas se fazerem presentes na superfície de uma panela antiaderente. Nesse caso, ao invés de usar uma esponja de aço, ou então algum produto de limpeza mais pesado, use o bicarbonato de sódio.

Remova a gordura com vinagre

Outra opção para retirar essa gordura chata é a utilização do vinagre. Ao invés de esfregar sua panela, basta colocar água e um pouco vinagre na panela. Depois, deixe de molho no fogo baixo por alguns minutos e pronto. É só retirar a gordura e executar a limpeza do seu utensilio. 

Atenção na hora de guardar

Algumas vezes nós não lembramos disso, mas faz parte da limpeza das panelas o momento de guardá-las. Por isso, é preciso tomar muito cuidado, porque é nessa hora que elas podem acabar sendo danificadas de algum jeito.

Visando minimizar o risco, você pode forrar cada panela com papel toalha ou um pano. Assim, você evita que ocorra  o contato direto uma com as outras.

Ademais, não guarde facas e/ou outros objetos junto delas. Porque esses objetos podem arranhar a superfície sem que você consiga perceber. 

Veja mais

E quando queia a comida e a panela? Como que faz? Confira as melhores dicas de como limpar panela queimada. Além disso, confira este vídeo publicado pelo canal @FocarVídeo:

Quais são as vantagens das panelas antiaderentes

Se você conseguir realizar a limpeza e manutenção das panelas antiaderentes de maneira correta e cuidadosa, você verá várias vantagens em sua utilização. Já é sabido que sua principal funcionalidade é evitar que o alimento fique preso na superfície, porém, além disso

Leia também

Lava-louças: 12 dicas de reparos simples na sua máquina

15 livros de receita que você precisa ter na sua cozinha

Como organizar cozinha pequena: 15 dicas preciosas

Morando sozinho: utensílios indispensáveis para sua cozinha

Como limpar panela queimada: 7 dicas caseiras infalíveis

Quais os tipos de panela mais indicados para a sua saúde?