Você sabe a importância de higienizar corretamente sua escova de cabelo? Confira nessa matéria por que e como limpar a escova de cabelo!
Assim como você limpa a escova de dente ou lava os pincéis de maquiagem depois de usá-los, é muito importante limpar sua escova de cabelo. Afinal, de pouco adianta lavar os cabelos para depois escová-los com uma escova suja. A limpeza frequente da escova é ideal para manter a saúde e a beleza dos seus fios. Se você não sabe como limpar escova de cabelo, confira a nossa matéria com algumas dicas.
Por que você deve limpar a escova de cabelo?
A higiene está diretamente ligada à saúde. Portanto, além de ser importante para manter a saúde do seu cabelo, limpar a escova também evita alergias e problemas respiratórios. Normalmente, tais problemas são causados pelo acúmulo de fungos, resíduos e bactérias. Caso a escova não seja higienizada da forma correta, os fungos e bactérias se proliferam.
Leia também: 12 dicas para deixar seu cabelo crespo mais bonito e saudável
Além disso, é importante trocar a escova com certa frequência. Por mais apego que você tenha a ela, as cerdas acabam amolecendo e as pontas protetoras podem sair ou e se desfazer. Para saber mais sobre como manter a saúde capilar, confira nossa matéria com uma especialista.
Como limpar a escova de cabelo?
Hora de colocar a mão na massa! É importante saber de qual material é feita a sua escova para não comprometê-la na higienização. Agora, confira essas dicas que com certeza irão te ajudar a manter sua escova bem limpinha!
1. Retire os fios depois de escovar
Os fios de cabelo que ficam presos nas cerdas da escova causam um acúmulo de humidade que pode ser prejudicial. Portanto, o primeiro passo é, com delicadeza, retirar os fios dela. Caso não consiga tirar tudo, você pode utilizar o cabo de algum pente mais fino para te auxiliar.
2. Deixe a escova de molho
Caso a sujeira esteja muito impregnada e você não consiga removê-la, deixe a escova de molho por 30 minutos em água e shampoo neutro. Logo depois, é só enxaguar e esperar ela secar!
3. Sempre lave a escova com sabão neutro
Shampoos e outros produtos comuns possuem componentes que podem danificar a sua escova. Portanto, sempre utilize um shampoo ou sabonete neutro para a higienização dela. Com uma esponja macia, certifique-se de limpar cada espacinho, de preferência em água corrente.
Leia também: 7 truques essenciais para ter cachos perfeitos
4. Enxague-a após o uso
É importante também enxaguar a escova após cada uso. Normalmente, após o uso alguns resíduos de creme ou outros produtos de cabelo acabam ficando ali. Por isso, mesmo que você utilize pouco creme, lembre-se de enxaguar sua escova após o uso.
5. Seque a escova
Para evitar o acúmulo de muita humidade, depois de enxaguar a escova, também é importante secá-la. Você pode deixar ela de ponta cabeça, em um local arejado e bem ventilado, mas sem que tenha raios solares batendo diretamente nela.
Se quiser acelerar o processo, também pode usar um secador de cabelos. Caso prefira a segunda opção, certifique-se que o secador está no ar frio, já que o quente pode danificar a escova.
Como limpar uma escova de madeira?
Por ser feita com um material poroso, a limpeza de uma escova de madeira deverá ser diferente. A madeira é um material que, quando em contato com a água, pode estragar com certa facilidade e acumular mofo. Por isso, aí vai uma dica preciosa:
- Separe uma xícara com água morna e ½ xícara de vinagre e misture os dois em uma vasilha.
- Depois, umedeça (não precisa encharcar!) uma escova de dentes antiga e passe por toda a escova removendo os resíduos.
- Por fim, pegue um pano limpo e seque toda a escova.
Atenção: não é recomendado mergulhar ou molhar a escova por completo e nem deixá-la secando no sol. Fazer isso pode comprometer o material da sua escova!
Por fim, agora que você já sabe como limpar devidamente sua escova de cabelo, confira também 9 dicas de como cuidar e hidratar cabelos ressecados.