Saiba quando e como fazer a limpeza da sua caixa de gordura
Walter Farias | 20 de Dezembro de 2022 às 16:00
Muitas pessoas que moram em casa ou trabalham em estabelecimentos comerciais sofrem com o entupimento das caixas de gordura. A caixa de gordura é obrigatória em uma casa bem estruturada, porque tem o objetivo de ser um dos principais pontos de instalação hidráulica, além de ser ótima proteção contra entupimento de tubulações. Contudo, é preciso realizar a manutenção corretamente para manter o funcionamento.
Leia também: Como limpar churrasqueira de forma prática
Para ajudá-lo nesta tarefa, nós preparamos um guia de como limpar a caixa de gordura de forma prática e rápida. Sem mistérios ou pegadinhas, vamos buscar explicar o que é preciso fazer para executar a tarefa que irá trazer melhor qualidade de vida para você, família e amigos.
Como mencionado acima, a caixa de gordura funciona como um recipiente responsável por conectar instalações de água de um imóvel (pia da cozinha, banheiro etc) e saídas de esgoto. Ao lavar a louça, por exemplo, os resíduos de gordura serão coletados por ela. Sendo assim, podemos dizer também que a caixa de gordura funciona como uma espécie de filtro, combatendo que a gordura e outras impurezas tragam mau cheiro ou causem entupimento no encanamento de seu imóvel.
Leia também: Como tirar o amarelado do farol do seu carro
Então, como você já deve estar imaginando, embora a caixa de gordura tenha um papel importante para manutenção da qualidade de vida das pessoas, ela também possui um limite de armazenamento, logo, sua manutenção é necessária.
Agora que já sabemos da necessidade da limpeza da caixa de gordura, é preciso saber da peridiocidade. A limpeza da sua caixa de gordura deve ser feita de tempos em tempos, mas no geral o recomendado é de seis em seis meses. Isso porque um período maior sem limpeza pode acabar causando mau cheiro e dificultar o escoamento da água. Em alguns casos, o transbordamento da caixa e o surgimento de insetos no local também pode ser observados.
Em primeiro lugar, precisamos ressaltar que há mais de um modelo de caixa de gordura. Com isso, há mais de uma possibilidade de método de limpeza da caixa. Entretanto, na maioria dos casos, as caixas de gordura são feitas de PVC.
Uma das qualidades de uma caixa feita com este material é a praticidade. O serviço de limpeza de uma caixa assim se torna mais fácil e rápido. Assim, caso você esteja contruíndo uma casa, ou pretende construir, anote esta dica valiosa.
Todo o resíduo retirado da caixa deve ser jogado dentro de sacos de lixo bem resistentes. Por isso, deve-se ter cautela e atenção na hora de fazer o transporte, porque alguns sacos podem ser mais frágeis do que aparentam.
Com os sacos devidamente preenchidos e fechados, é chegada a hora do descarte! Logo, é necessário verificar se há um vazamento por meio dos sacos de lixo, porque tal vazamento pode prejudicar o meio ambiente e trazer a proliferação de pragas e bactérias.
Feita todas as checagens, o local mais indicado para descarte dos resíduos é um repartimento de lixo orgânico da coleta seletiva. Em caso de dúvidas, verifique a disponibilidade desse tipo de serviço em sua região.
Vale destacar também que, mesmo o processo sendo simples, dependendo do estado da caixa, a tarefa pode ser árdua. Pensando nisso, é que muitas empresas começaram a investir no desenvolvimento de produtos que facilitam esta limpeza.
Leia também: Como limpar tênis branco de forma eficiente
Produtos biodigestores costumam ser uma boa opção de ferramenta de limpeza. Eles são compostos por bactérias não patogênicas, ou seja, que não causam malefícios a saúde. Os produtos biodigestores são de fácil aplicação e sempre acompanham um manuel de aplicações. Mas também é preciso dizer que, são produtos que devem ser usados somente em caixas de gordura que estão funcionando normalmente.
Ainda que muitas pessoas utilizem de água quente, esta não é uma boa opção para limpeza da caixa de gordura. Ocorre que, a água quente solubiliza a gordura e faz com que ela passe pelo encanamento junto com a água quente.
Assim, depois que a água quente esfriar, a gordura vai endurecer e ficar grudada nas paredes da rede de esgoto resultando em entupimento.
Para mais dicas e cuidados em relação a utilização e manutenção da sua caixa de gordura, indicamos este vídeo bem completo do canal @dicasdacarol:
Como limpar sanduicheira: 4 melhores métodos
Decoração de banheiro pequeno: 9 dicas preciosas
Aprenda como limpar forro de PVC da forma correta
Como organizar sua geladeira com praticidade
Ideias de decoração: conheça 5 canais que vão te ajudar
5 truques para fazer uma faxina inteligente