Não há nada como o sabor de legumes e verduras frescos, recém tirados da terra ou colhidos do pé. Uma horta lhe dá a conveniência de ter produtos à mão e,
Amanda Santos | 17 de Abril de 2020 às 16:00
Não há nada como o sabor de legumes e verduras frescos, recém tirados da terra ou colhidos do pé. Uma horta lhe dá a conveniência de ter produtos à mão e, ao cultivá-los, você pode reduzir ou mesmo evitar o uso de pesticidas ou fertilizantes industrializados. Isso é bom para sua saúde e para o meio ambiente. Além disso, se você planejar com cuidado, é possível ter verduras e legumes frescos o ano todo.
Mas por que ter uma horta em casa? Bem, os benefícios são muitos. Em primeiro lugar, o cultivo de verduras e legumes pode ser ótimo para a saúde. Além de evitar pesticidas e fertilizantes, com uma horta você consegue inserir alimentos frescos e diversificados nas sua refeições para conseguir todos os nutrientes que precisa. Em segundo lugar, você economiza. Cultivando seus próprios legumes, verduras, temperos e ervas medicinais, você diminui as idas ao mercado e poupa dinheiro.
Por fim, outro grande benefício do cultivo é que incluir essa atividade no dia a dia pode ser um momento de relaxamento, distração do estresse da rotina e até de diversão, principalmente para as crianças.
Nesses 10 passos você vai aprender o mínimo que precisa para começar sua horta. Depois, é só colocar a mão na terra e ver a mágica acontecer. Confira as dicas abaixo.
Não faça sua primeira horta muito grande. Se achar que precisa de mais espaço, você pode aumentá-la mais tarde.
Escolha variedades resistentes a pragas, que cresçam bem no seu clima ou ambiente. Alecrim, alho e tomilho são alguns exemplos.
Para um fornecimento contínuo de verduras e legumes, faça semeaduras pequenas e sucessivas. Use sementes ou mudas em vez de comprá-las em cestas, que podem vir com plantas em excesso. Se precisar de ferramentas, há algumas ferramentas de jardinagem que você pode improvisar em casa.
Use um adubo vegetal entre as fileiras e entre as plantas para evitar o crescimento de ervas daninhas. Se elas aparecerem, arranque-as imediatamente. Há tutoriais na internet que mostram como fazer adubo vegetal em casa.
Forneça sombra para os cultivos feitos no verão com uma tela removível que pode ser retirada quando as plantas estiverem bem desenvolvidas.
Verifique a horta em crescimento todo dia. Você só precisa de 5 minutos para regar, colher o que estiver maduro e procurar pragas ou doenças.
Aceite o fato de ter folhas, e outras partes da planta que você não vai comer, danificadas, em vez de usar substâncias químicas para o controle de pragas. Se precisar de ajuda extra, considere a possibilidade de usar controle biológico ou alguns insetos benéficos.
Regue a horta no começo da manhã ou à noite, nunca na hora mais quente do dia, pois a umidade se perderá com a evaporação.
Para obter o máximo dos nutrientes e impedir o surgimento de pragas e doenças, evite cultivar verduras e legumes da mesma família no mesmo lugar por várias estações. Por exemplo, não plante brócolis depois da colheita de repolho – ambos são membros da família das brássicas.
Plante flores ornamentais, como lavanda, entre legumes e verduras para atrair insetos polinizadores. Use também plantas medicinais, como erva-cidreira, nas bordas dos canteiros ou nos cantos dos caixotes. Experimente flores comestíveis também.
17 dicas para manter limpo o ar da sua casa
15 frutas e hortaliças que realçam o sabor do seu prato
Perigo no jardim! 8 plantas venenosas para cães e gatos
Como plantar pitaya em casa: dicas e passo a passo completo
7 benefícios da erva-botão: saiba como usar e para que serve
Herbário: entenda o que é e como fazer