Evitar manchas de sabão em pó da roupa pode ser mais fácil do que parece: basta seguir as dicas do nosso artigo.
Você já terminou de lavar roupas na máquina e, ao retirar as peças, percebeu que elas estavam “manchadas” por sabão em pó? Mesmo sendo um evento corriqueiro, pode ser difícil saber ao certo o que causou as manchas de sabão e como eliminá-las. Não exigem muitos truques para melhorar a lavagem das suas roupas! Para te ajudar com esse pequeno problema, reunimos algumas possíveis causas e ensinamos como evitar que os resíduos de sabão em pó apareçam nas suas roupas. Confira nas linhas a seguir.
Leia também: Aspirador de pó automático: o que saber antes de comprar o seu?
1. Não use sabão em pó em excesso
Algumas vezes, especialmente quando as peças de roupa estão muito sujas, é possível que você acabe adicionando uma quantidade maior do que o necessário para aquele ciclo de lavagem. Assim, o excesso do produto acaba deixando resíduos de sabão em pó nas roupas. Utilize a quantidade indicada de sabão em pó de acordo com a dosagem correta para a sua máquina. Se a sua máquina suporta entre 5 e 7,5 kg de roupa, utilize 1/2 copo americano.
2. O sabão em pó pode não estar se dissolvendo por completo
Pode ser que o uso de água fria para a lavagem de roupas esteja dificultando o processo da formação de espuma e, consequentemente, o da lavagem correta das roupas. Use água morna sempre que possível e evite colocar sabão em pó empelotado na máquina.
3. Limpe corretamente a sua máquina de lavar
Outra razão que pode levar ao acúmulo de resíduos que formam as manchas de sabão em pó nas suas roupas é o fato de sua máquina de lavar estar precisando de limpeza. Caso ela não esteja limpa, é possível que ocorra acúmulo de resíduos dentro dela, os quais, por sua vez, vão parar nas roupas. Higienize sua máquina de lavar 1 vez por mês, caso seja de um modelo menor, ou ao menos 2 vezes por ano, caso seja uma máquina menor. É possível fazer esta limpeza usando apenas água quente, alvejante e vinagre.
4. Evite a água dura
A água dura tem excesso de sais dissolvidos em sua composição, como magnésio, cálcio e ferro. Ela interfere diretamente no processo de lavagem, pois estes sais não são solúveis em água e não permitem que o sabão aja, aderindo ao tecido das roupas que estão sendo lavadas. Neste caso, é necessário que a água da sua casa passe por um processo de descalcificação, através de aparelhos conhecidos como descalcificadores. Uma solução temporária é utilizar água mineral na lavagem.