Como escolher o melhor incenso para sua casa? Veja dicas

Com uma variedade de tipos e aromas fica difícil escolher o melhor incenso. Mas com essas dicas simples você aprenderá a escolher o ideal.

Thaís Garcez | 22 de Março de 2021 às 12:00

Patrick Daxenbichler/iStock -

Perfeito para trazer boas energias ao ambiente, o incenso faz parte de tradições asiáticas milenares e seu uso se mantém até hoje por todo o mundo. Mas diante da diversidade de opções, qual seria o melhor incenso para ter em casa? Há diversos critérios para fazer essa escolha.

No mercado, é possível encontrar não só diferentes aromas, mas também vários tipos de fabricação e origem. Por isso, separamos as principais informações que você precisa ter antes de comprar o seu.

Leia também: Como fazer um aromatizador de ambiente caseiro

Cuidados antes de comprar um incenso

Provavelmente, você já viu uma vareta queimando e exalando um cheiro bom pelo ambiente. Sem dúvidas, o aroma é a primeira coisa que chama a atenção. Mas é preciso certo cuidado antes de usar isso como critério de escolha.

RELACIONADAS

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

Como se comunicar na era digital da maneira certa

Como fazer leite de soja em casa

Ao comprar seu incenso, verifique os componentes, dê preferência aos naturais. (Imagem: FatSprat/iStock)

Existem vários tipos de fabricação de incenso no mundo. Alguns são feitos com produtos químicos, como formol e benzeno – duas substâncias cancerígenas. Esses não são recomendados para o uso, podendo causar sérios problemas de saúde depois de um tempo.

Portanto, dê preferência aos incensos naturais, feitos com a matéria-prima vinda da natureza como as plantas e óleos essenciais. Esses não só deixarão um cheiro único como mudarão o astral da sua casa.

Tipos de incenso

Além dos incensos mais comuns que encontramos em lojas de produtos naturais, há outros tipos diferentes, mais rústicos. Esses tipos são mais tradicionais e são usados desde a antiguidade. Conheça alguns disponíveis no mercado e suas diferenças:

Massala

Esse incenso é feito com uma mistura de ervas, madeiras, flores e outras matérias-primas que juntas formam uma massa aromática. Sua principal característica é o aroma floral. Ideal para ambientes com pouco ventilação.

Incenso Natural

Uma das melhores opções é o incenso natural, pois suas propriedades são livre de toxinas. (Imagem: Adrian Black/iStock)

Como um punhado de ervas, folhas, sementes e flores em uma amarração, assim é o incenso natural ou in natura. Basta queimar esse conjunto para deixar a casa perfumada e livre das más energias.

Inca

Mais grossa que as varetas normais do mercado, o incenso Inca dura mais tempo; cerca de 1h30 a 2h. Além disso, são totalmente naturais e apresentam uma variedade grande de aromas.

Palo Santo

Esse pequeno pedaço de madeira pode trazer muitos benefícios para sua casa. (Imagem: Luis Echeverri Urrea/iStock)

O Palo Santo nada mais é do que um pedaço da árvore Palo Santo, muito comum no Peru, Venezuela e Equador. Ao queimar o pedaço de madeira, espalhando a fumaça por todos os cantos da casa, ele pode limpar o ambiente e aumentar as vibrações energéticas.

Todos os tipos citados acima têm variadas funções terapêuticas. Você pode usá-los para aumentar o foco, meditar, reiki, curas espirituais e limpar a casa de energias negativas.

Principais aromas e suas funções

Além de serem ótimos aromatizadores de ambientes, os incensos também possuem funções fitoenergéticas. Cada aroma pode gerar novas sensações e eliminar más vibrações que estão dentro da sua casa. Descubra o que cada essência pode causar e como cada um pode te ajudar:

Leia também: Aromaterapia: use a energia dos aromas para melhorar seu dia

A fragrância certa do incenso pode limpar as energias da casa e até equilibrar os pensamentos. (Imagem: Eco Enter/iStock)

Agora que você já conhece todas as propriedades do incenso, seus tipos e aromas, escolha o que melhor atende às suas necessidades e transforme o seu lar em um lugar perfeito.

Compartilhe: