A laranja é deliciosa e sulucenta, no entanto, é preciso saber escolher a fruta certa!
Cadu Guarieiro | 29 de Agosto de 2023 às 11:34
O Brasil é um ícone para o mundo todo, não só por sua cultura e belezas naturais, mas também por sua variedade de frutas! Sem sombra de dúvidas, a laranja é uma das mais populares, além de carregada de benefícios, a fruta é versátil, podendo ser consumida tanto in natura, quanto em outros formatos, como em doce ou em suco. Porém, escolher a laranja ideal não é tão fácil quanto parece! E, pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como escolher laranja que você precisa saber!
Leia também: Como escolher mamão: 7 dicas que você precisa saber.
Além de ser referência de vitamina C, a laranja auxilia no controle da pressão arterial e também no fortalecimento do sistema imunológico, logo, seu consumo é uma ótima alternativa para uma rotina mais saudável.
As frutas cítricas possuem uma característica em comum: quanto mais lisa for sua casca, mais suco ela possui em seu interior. Outro ponto fundamental referente à suculência da fruta é o brilho e a maciez do exterior! Caso a laranja apresente pontos brancos ou verdes na casca não consuma! Isso é um indicador da presença de fungos.
Um indicador da doçura do fruto é sua cor, quanto mais laranja estiver a casca da fruta, mais doce ela está! No entanto, vale ressaltar que cada tipo de laranja possui uma coloração própria, no caso da laranja-lima, ela é mais fria, já a laranja-pera tende mais ao amarelo.
A maciez é um dos principais pontos para avaliar a laranja, logo, dê uma uma leve apertada no momento de selecionar a fruta, caso o fruto apresente rigidez, ele está seco, se a fruta estiver levemente macia, ela é suculenta, porém, caso estiver completamente mole, ela está estragada!
Assim como no caso do limão, quanto mais pesada for a laranja, mais suco em seu interior ela apresenta. Logo, o momento de tocar a fruta é fundamental. Além de apertá-la, pegue com as mãos e compare seu peso.
Existem no Brasil, laranjas de diferentes tipos, das mais doces às mais azedas, logo, saber qual o tipo da fruta que está procurando, é essencial! Enquanto a laranja-pera é menor e mais adocicada, perfeita para fazer o suco, a laranja-da-terra é mais azeda e carregada de vitamina e outros nutrientes.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
10 benefícios da pitaya que você precisa conhecer
Como escolher melão: 5 dicas infalíveis!
Como escolher melancia: 6 dicas para não errar mais
Como escolher abacaxi: 5 dicas para selecionar a melhor fruta
Como escolher abacate: 9 dicas simples para não errar mais
Carambola faz mal? Nutricionista aponta os riscos do excesso