Além de economizar na conta de energia, o uso da luz natural permite poupar algumas lâmpadas, aquece a casa e ajuda a eliminar ácaros.
Ana Marques | 20 de Fevereiro de 2021 às 15:00
Está em busca de alternativas para economizar energia? A iluminação pode representar apenas 5% dos gastos com energia de uma casa, mas o consumo pode ser ainda mais reduzido – chegando facilmente a menos da metade – com um pouco de determinação e investimento.
Uma boa forma de começar a economizar energia é abrindo a casa para a fonte de luz gratuita e eficiente oferecida pela natureza: o sol. Depois procure adotar tecnologias de baixo consumo e de vida útil longa.
Confira abaixo uma lista com 7 dicas de como economizar energia em casa aproveitando a luz do sol:
Pinte as paredes interiores da sua casa com cores claras e use espelhos para refletir a luz natural, especialmente em ambientes escuros.
Organize seu horário para aproveitar mais o dia. Caso passe muito tempo fazendo atividades em casa (estudando ou lendo, por exemplo), tente se programar para acordar cedo e fazer a maior parte das tarefas antes do anoitecer.
Em dias claros e ensolarados (mas não muito quentes), abra persianas e cortinas para permitir a entrada do máximo possível de luz.
Se sua casa for escura, instale janelas maiores, ou portas envidraçadas, na face norte. Prefira janelas mais altas do que largas para permitir a entrada de mais luz.
Posicione as áreas de trabalho, como mesas, bancadas e pias, perto de fontes de luz natural.
Leia também: 6 mitos mais comuns sobre a economia de energia
Instale claraboias em cantos escuros, como corredores e ambientes pequenos sem janelas. Para reduzir o fluxo de ar quente, feche-as à noite e proteja-as do sol alto no verão.
Uma opção mais barata em relação à claraboia é a utilização de telhas transparentes de acrílico em parte do telhado da casa (em torno de 15 a 20% da cobertura). A construção de telhados tipo dente-de-serra também pode ser uma ótima opção para sua residência.