Descubra alguns cuidados essenciais que você deve ter ao cultivar cactos. Reunimos dicas sobre como regar e adubar esse tipo de planta.
Cactos são queridinhos da decoração – charmosos, versáteis e fáceis de cuidar, essas plantas são comumente usadas para dar aquele toque de estilo a um cômodo da casa ou escritório.
Existem mais de 2.000 tipos de cactos catalogados. Essas plantas pertencem à família botânica Cactaceae, que inclui ervas, arbustos e árvores.
Se você tem vontade de ter uma plantinha dessas na sua casa, confira abaixo as nossas dicas sobre como cuidar de cactos na medida certa para mantê-los saudáveis.
Acerte na quantidade de água
Apesar de precisarem de menos água do que muitas outras plantinhas, ainda assim é preciso regar os cactos. A frequência ideal é de 1 vez na semana em períodos de maior calor, como o verão e a primavera. Já para períodos de maior frio, deve-se aguar de 15 em 15 dias. Use água mineral.
Deixe seus cactos em um local arejado e com luz solar abundante
Para que possam florescer e crescer, os cactos precisam ser colocados em espaços com boa ventilação e bastante luz natural.
No caso dos cactos com flores, é preciso ter cuidado para não deixá-los expostos por muitas horas ao sol escaldante, já que podem amarelar. Nos dias de muito sol, deixe-os expostos por poucas horas e depois mude-os de lugar.
Adube a terra uma vez ao mês com um composto
É possível encontrar com alguma facilidade compostos específicos para cactos em lojas de plantas. Uma vez por mês, basta adicionar o composto na terra dos cactos para ajudar no crescimento das suas plantinhas.
Não se esqueça de trocar de vaso quando necessário
É necessário trocar os cactos de vaso quando eles crescem para além dos espaço em que estão. Quando as raízes começarem a sair pelos orifícios de drenagem do vaso, é hora de trocar seu cacto para um vaso maior.