O papel de parede é uma ótima alternativa para quem deseja renovar a decoração Confira o nosso passo a passo de como colocar papel de parede.
Redação | 19 de Junho de 2022 às 10:00
O papel de parede é uma ótima alternativa para quem deseja renovar a decoração e não quer utilizar tintas ou trocar os móveis. Contudo, muitas pessoas acabam não tendo coragem de aplicar um modelo em casa por achar muito complicado. Para acabar com esse medo, nós reunimos algumas dicas de como escolher e como colocar papel de parede.
Aplicar papel de parede de uma só cor ou estampado é uma questão de gosto. O importante é combiná-lo com o estilo do ambiente, pois o papel de parede modifica bastante o cômodo. Ele pode separar, estruturar ou aumentar o ambiente.
Antes de escolher o seu papel de parede, avalie o tamanho do ambiente. Em aposentos espaçosos, estampas grandes, por exemplo, podem causar uma impressão de nobreza, porém, em quartos pequenos e angulares, transmite a sensação de sufocamento.
Leia também: 30 ambientes com papel de parede para você se inspirar
Recintos pequenos devem ser decorados com apenas uma cor, bem clara ou com estampas pequenas. O mesmo vale para ambientes onde permanecemos por muitas horas. Nesses casos, a dica é colocar um papel de parede com listras verticais, que dão a impressão de ambientes maiores. O teto deve ser branco.
Embora os estampados sejam clássicos, os mais usados são aqueles que possuem texturas. Estes, depois de aplicados, podem ser pintados de qualquer cor.
Os papéis de parede de material sintético são mais simples de colocar, pois a cola é aplicada diretamente na parede. Já os estampados ou texturizados são um pouco mais trabalhosos.
Os papéis de parede sintéticos são mais robustos e indicados para aposentos mais úmidos ou para despensas. Mas escolha aqueles que não têm resina de PVC.
Antes de colocar a mão na massa certifique-se de que tem tudo o que precisa:
Caso o papel de parede que tenha escolhido não seja autoadesivo, você irá precisar de:
Deixe a superfície da parede totalmente livre de sujeira e imperfeições. Lixe, se for necessário, passe um pano úmido e deixe secar naturalmente com o tempo. Se estiver sem imperfeições, ela já está pronta para receber o papel de parede.
Meça toda a área onde será aplicado o papel de parede. Corte o papel nos tamanhos equivalentes que você irá precisar com uma sobra de 10 cm na parte de cima e de baixo; isso servirá como uma margem de erro.
Se você for usar o papel de parede sem adesivo, misture a cola de papel de parede com a água num balde; sempre seguindo as instruções da embalagem da cola. Depois, basta aplicar com abundância do centro para fora do papel com o rolo de pintura.
Aplique cola branca nos cantos superior e inferior da parede. Isso irá evitar que as pontas do papel se solte com facilidade. Em alguns casos, dependendo do tipo de papel escolhido, pode ser que você precise passar cola em toda a parede. Sendo assim, para ter certeza, sempre verifique junto ao fabricante ou revendedor se há esta necessidade.
Comece a aplicar o papel de parede sempre a partir do teto, colocando a ponta do papel de parede no teto e seguindo aos poucos com o restante. Use um pano seco para auxiliar na colagem, isso evita que fiquem bolhas no decorrer do processo. Cole com cuidado até o chão e verifique se não está torto. Se tiver dificuldade peça ajuda para que alguém vá o orientando.
Repita o processo com o restante do papel até preencher a área desejada. Caso forme bolhas, fure com um alfinete e passe a espátula na área até a falha sumir. Use o pano seco por cima para verificar se não há nenhuma imperfeição ou excesso de cola.
Há duas formas para recortar os espaços de tomadas e interruptores: a primeira consiste em marcar no próprio papel onde se encontra o interruptor ou tomada e recortar antes de passar a cola e começar a aplicação do papel na parede. A segunda, que é um pouco mais fácil na hora de aplicar o papel, consiste em fazer o recorte com a ajuda de um estilete quando o papel já estiver totalmente colado na parede.
Atenção: lembre-se de desparafusar os espelhos de interruptores e tomadas antes de aplicar o papel de parede.
Você irá precisar da espátula e do estilete para recortar as sobras do papel de parede. Use a espátula como guia e corte o excesso do papel de parede com o estilete. Passe o estilete devagar e de forma delicada para garantir um resultado uniforme e puxe com muito cuidado o excesso assim que tiver certeza que o estilete separou totalmente as áreas.
Para limpar as emendas e retirar resquícios ou excesso de cola, use o pano úmido. Passe o pano delicadamente sobre as emendas no intuito de retirar as marcas e excesso de cola, mas sem esfregar para não danificar o papel.
Se você ainda estiver com alguma dúvida, veja o vídeo com dicas de como aplicar papéis de parede de forma correta e fácil preparado pelo canal da Leory Merlin.
Agora que você já sabe como colocar papel de parede que tal continuar aprendendo mais sobre decoração? Confira agora 9 livros de decoração para iniciantes e conheça também 45 ideias de decoração barata para você pôr em prática e transformar a sua casa!