Algumas pragas podem acabar com a sua casa se não forem eliminadas. Entenda como acabar com o cupim com dicas simples e rápidas!
William Bastos | 4 de Janeiro de 2021 às 12:00
É terrível andar pela casa e perceber que a sua mobília virou a nova residência de cupins, uma das pragas domésticas mais comuns. E o pior é perceber que eles se alastram rapidamente se nada for feito imediatamente! Por isso, se você sofre com o problema ou deseja se prevenir, é melhor entender como acabar com o cupim da melhor forma possível.
Veja também: Como acabar com formigas e baratas em casa
Os cupins fazem parte do sistema natural de deterioração de terrenos com vegetação mais seca. Mas eles se mudam para as casas quando seu habitat é perturbado por construções nas proximidades. Eles costumam aparecer com mais frequência em estações mais quentes, principalmente no verão – entre novembro e março, quando saem das tocas para se reproduzir.
Você mesma pode acabar com a ameaça em casa, mas, em alguns casos, é necessário chamar ajuda especializada. Confira algumas dicas sobre como acabar com o cupim que você pode aplicar em sua casa.
Confira alguns passos importantes para identificar se há infestação de cupins no seu lar.
Procure regularmente por indícios de atividades de cupins, como pisos flexíveis, madeiras com som oco e tintas desbotadas. Se avistar pó no chão, tenha certeza de que alguma mobília ou porta abriga um ninho ou uma colônia. O pó nada mais é do que as fezes que os cupins liberam no caminho!
Preste atenção a sons de atividade perto de estruturas de madeira. Quando os cupins estão entrincheirados, pode ser possível ouvi-los, principalmente à noite, quando há menos ruído ambiente.
Procure, por exemplo, utilizar um copo de vidro para ouvir os sons. Coloque-o sobre o local que suspeita ser o novo abrigo dos cupins.
Procure trilhas cobertas de terra que ligam ninhos de cupins (às vezes, escondidos sob as árvores) a fontes como portais de varandas, dormentes de muros de sustentação ou a madeira de dentro de casa.
O pó que falamos anteriormente é um forte indício do centro dos ninhos, já que indica que eles se se alimentaram perto de suas “casas”. Cupins são insetos que preferem viver em galerias, e não são facilmente avistados fora delas.
Veja também: Entenda como eliminar as traças de seus móveis
Certifique-se de que haja acesso fácil a todas as áreas escondidas. Se precisar dedetizar a área, será necessário que o espaço seja limpo. Isso significa que você deve retirar roupas, objetos e outros itens do caminho para que os ninhos sejam alcançados mais facilmente.
Veja também: Você sabia que ratos também podem ser heróis? Veja como ratos-gigantes podem salvar pessoas
Os cupins gostam do solo úmido. Então não deixe que se criem locais úmidos perto de casa. Conserte o ar-condicionado que pinga, a saída do sistema de água quente ou a torneira externa que vaza, juntando água num recipiente e esvaziando-o sempre no jardim. Certifique-se de que os canos de drenagem direcionam a água para longe das extremidades da casa.
Verifique se a área no subsolo da casa está adequadamente ventilada e se todos os respiradouros estão livres de obstruções. Níveis altos de umidade e crescimento de fungos atraem cupins. Se necessário, instale uma ventilação extra.
Os cupins também podem fazer colônias na palha que protege a raiz e o caule de plantas no jardim. Sempre que puder, escolha uma proteção mais adequada, como pedras, para evitar que se proliferem.
Se suspeitar de cupins ativos, não os perturbe. Eles poderão fugir, tornando difícil encontrar seu ninho novamente. Deixe-os no local até que você possa cuidar deles pessoalmente ou com a ajuda da dedetização.
Se você tem problemas recorrentes e quer entender como acabar com o cupim, procure fazer uma verificação anual em sua casa. Contrate um perito em pragas para fazer uma inspeção, preferindo um que tenha consciência ambiental e proponha soluções que não agridam a natureza.
Veja também: Confira dicas de como recuperar móveis velhos
É possível exterminar a ameaça que os cupins oferecem à sua casa com algumas soluções caseiras. Entretanto, é necessário prestar atenção ao problema. Não adianta localizar um foco que não seja o centro do ninho, por exemplo. Se o problema for crônico, não exclua a atuação de um profissional.
O vinagre pode ser utilizado em casos iniciais, ou seja, quando a infestação ainda não é generalizada. O vinagre é uma substância letal para os cupins, e pode ser aplicada diretamente sobre os focos para eliminá-los. Para facilitar, utilize um reservatório spray para espalhar o vinagre sobre o foco.
O óleo de laranja é uma ótima saída para quem enfrenta cupins em casa. Além de não ser tóxico, o que é um ponto positivo para quem tem animais de estimação em casa, é uma solução letal contra focos primários. Faça como o vinagre: espalhe o óleo de laranja como spray sobre um ninho.
O querosene, apenas de ser uma solução eficaz contra os cupins, é tóxico, e pode afetar crianças ou animais de estimação. Portanto, se optar por ele, procure isolar a área e evitar contato com a pele e os olhos.
Os cupins se alimentam principalmente de celulose, uma substância que também compõe peças de papelão. Dessa maneira, você pode utilizar peças de papelão umedecidas para atrai-los para fora de seus ninhos.
Entretanto, este é um método que pode apenas diminuir o número de cupins nas colônias, e não acabar com a ameaça se ela já for generalizada. Use apenas quando perceber que os focos estão bem no início.
Existem diversos produtos químicos disponíveis no mercado que podem ajudar a controlar infestações de cupins. Opte por produtos que sejam seguros para uso doméstico e siga as instruções do fabricante cuidadosamente ao aplicá-los.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!