A lanterna japonesa é um dos símbolos mais tradicionais da cultura do Japão. Aprenda a fazer a sua em casa de forma prática e simples.
Os olhos do mundo inteiro estão voltados para o Japão por conta da Olimpíada de Tóquio. Com isso, a cultura milenar do país está em voga. Com hábitos muito diferentes do mundo ocidental, ao qual estamos acostumados, isso também reverbera nas tradições artísticas. E um dos objetos que mais lembramos quando pensamos no artesanato do Japão é a lanterna japonesa.
Essas lanternas são redomas translúcidas que deixam o ambiente com a sensação de conforto e elegância ao mesmo tempo. As chamadas chouchin são compostas por materiais muito simples.
Aqui, vamos ensinar uma maneira simples de você fazer uma dessas com materiais de fácil acesso. Se você gosta de DIY, vem comigo!
Leia também: DIY: saiba o que é e como você pode usá-lo para decorar sua casa
Como fazer lanterna japonesa
Materiais necessários
Para fazer a sua lanterna japonesa, estes são os materiais que você vai precisar:
- 1/2 litro de cola plástica
- 750 ml de água
- 1 balão de festa (tamanho normal)
- fita adesiva
- 1 pote plástico
- 3 folhas de papel de seda (grandes)
- 1 pincel (médio ou grande)
- arame galvanizado nº 16
- arame de florista
- fio de algodão
- fio com bocal
Modo de fazer
- Comece preparando uma mistura da cola com água. Coloque os dois em um mesmo recipiente e misture.
- Encha o balão de festa até ele ganhar seu tamanho máximo. Prenda e amarre a ponta no pote, usando a fita adesiva.
- Com o balão firme, comece a pincelar com delicadeza, usando a mistura de cola com água. Pincele mais da metade do balão. Esse será o tamanho da lanterna japonesa.
- Pegue o papel de seda e cole no balão. Se as folhas forem muito grandes, pode ser melhor cortá-la em pedaços menores. Faça de três a quatro camadas. Espere secar.
- Depois de seco, pegue o arame galvanizado e meça a borda inferior do balão com ele. Feche o arame com fita adesiva, deixando as extremidades juntas. Em seguida, repita o procedimento, usando como medida a borda superior.
- Pegue o arame de florista, corte um pedaço e enrole no meio. Você pode usar um objeto cilíndrico para ajudar a enrolar, como uma lata de refrigerante ou achocolatado.
- Posicione o arame de florista enrolado sobre o aro galvanizado feito anteriormente. Prenda com um pedaço de fita adesiva.
- Fure o balão e retire os pedaços que sobrarem.
- Coloque o aro galvanizado na parte superior do balão. Depois, marque o contorno e recorte.
- Coloque o aro de arame nesse pedaço recortado anteriormente, na parte superior. Use fita adesiva para juntar e cobrir.
- Para a borda não ficar exposta, faça um bordado usando o fio de algodão. A ideia é que prenda o arame e o papel.
- Posicione o aro de arame na parte inferior da lanterna. Passe o fio com o bocal por dentro do centro do arame de florista.
- Pendure a sua lanterna japonesa.