Com as temperaturas mais altas, é preciso melhorar a sensação térmica em casa. Confira 9 dicas para se refrescar sem ar-condicionado!
Thaís Garcez | 5 de Outubro de 2020 às 12:30
O verão já está acabando, mas as temperaturas ainda permanecem altas em boa parte do Brasil. Mas, antes de procurar um aparelho de ar-condicionado para fugir do calor, avalie algumas dicas para refrescar o ambiente sem ar-condicionado.
Leia também: Quer economizar energia? Fique de olho nos selos dos aparelhos!
Muitas vezes atitudes simples podem ajudar a amenizar as altas temperaturas. Instalar persianas ou blackout, ligar o exaustor ou ter um bom ventilador de teto podem ajudar a diminuir o calor. Portanto, não perca tempo e confira as 9 dicas de como afastar o calor em casa sem gastar muito.
Como o ventilador comum geralmente não dá conta, uma opção rápida e barata é fazer um ar-condicionado improvisado com eles.
Consiga duas garrafas pet de dois litros, preencha-as de água e duas colheres (sopa) de sal, deixando também um espaço para o ar. Em seguida, congele as garrafas. O sal fará com que a temperatura fique abaixo de zero. O ar ao redor das garrafas se resfriará quando o gelo começar a derreter. Ponha-as em frente a um ventilador e o ar será soprado até você.
Para deixar o ar ambiente mais geladinho, siga essa dica simples. Pendure lençóis molhados na janela. A evaporação da água terá um efeito refrescante.
À noite, quando a temperatura cair, abra portas e janelas para deixar o ar mais frio entrar. Outra opção muito eficiente é ligar o exaustor da cozinha por um breve período. Assim ele expulsará o ar quente e deixará o ambiente mais agradável.
Às vezes o calor pode não dar trégua nem à noite. Para se refrescar, deixe um travesseiro pequeno embalado em um saco plástico dentro do freezer durante algumas horas. Pode ser que ele ao menos alivie a sensação térmica quente que incomoda muita gente pouco antes de cair no sono.
Dependendo do posicionamento da sua casa, o sol pode invadir seus cômodos transformando-os em verdadeiras saunas! Instale persianas ou toldos retráteis nas janelas. As persianas verticais, por exemplo, são capazes de reduzir em 76% o ganho de calor de um cômodo.
Para deixar o ar dos cômodos menos abafado em dias de baixa umidade utilize água. Você pode optar pela solução mais simples, como bacias com água em pontos estratégicos. Ou comprar uma fonte elétrica. A água é o melhor recurso para resfriar a casa, pois ao evaporar consegue refrescar o ambiente.
Se você tem uma área ampla em frente à sua casa, escolha revesti-la com grama ou criar um jardim. O calçamento de cimento, ou outros pisos, contribui para o acúmulo de calor. Substitua-o por grama, plantas rasteiras ou arbustos.
Para refrescar o ambiente, outra opção é o ventilador de teto. Escolha um modelo com quatro pás, enviesadas ou arredondadas, para melhorar a circulação do ar. Aqueles com motores mais potentes, embora mais caros, são mais silenciosos e em geral duram mais. Além disso, a presença da função reversa permitirá empurrar o calor para baixo no inverno.
Uma boa maneira de deixar a casa com um clima mais agradável é criar uma corrente de ar. Se não for um dia muito abafado, e tiver uma brisa gostosa, não hesite em abrir as portas e janelas para que o ar circule livremente. Assim, a sensação térmica será bem melhor.
Agora que você aprendeu a refrescar a sua casa sem usar ar-condicionado, veja também 25 dicas para limpar a casa e terminar a faxina mais cedo.
Aprenda como limpar a tela da TV do jeito certo e não danifique seu aparelho
Como limpar piso encardido: passo a passo completo
Como limpar chuveiro: 3 dicas fáceis que você não conhecia
Como organizar a casa: 10 dicas para manter a casa em ordem
Aprenda como lavar louça corretamente e de forma rápida
Como organizar cozinha pequena: 15 dicas preciosas