Uma boa aparência também diz respeito à unhas bonitas! Quem nunca deu uma pausa entre uma esmaltação e outra para a unha "respirar"? Porém, isso é verdade? De fato as unhas precisam desta pausa para serem consideráveis saudáveis ou isso é apenas mais um mito que ronda o universo da beleza? Confira a seguir a opinião de dermatologistas sobre o assunto!
Leia também: 5 dicas e cuidados essenciais para quem quer ter unhas grandes naturais.
Unhas precisam respirar? Saiba o que dizem os dermatologistas
Independente de qual seja o segmento, uma mentira contada mil vezes se torna verdade, ainda mais quando o assunto diz respeito a algo tão fundamental quanto a nossa aparência! Em entrevista à Vogue, Michele Monteiro, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explicou que apesar de popular, essa afirmação não possui fundamento científico.
"As unhas não precisam respirar, não precisam de oxigênio, portanto essa frase não deve ser levada em consideração. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que as unhas fiquem sem esmalter por, pelo menos, uma semana no mês. E o que eu oriento às pacientes é retirar o esmalte de um a dois dias antes de fazer as unhas já que a maioria das mulheres não vai conseguir ficar uma semana sem pintar as unhas", explicou a especialista.
Michele afirma que ainda que a necessidade de respiração das unhas não seja verdade, o uso prolongado de esmaltes pode auxiliar no amarelamento, quebra e, até mesmo, aparecimento de fungos nas unhas!
"O que a gente precisa entender é que a unha consegue absorver água e tudo que é colocado nela, vai absorver - tanto que existem hidratantes e medicamentos para as unhas".Logo, a aplicação do esmalte, impede essa absorção, deixando as unhas, consequentemente, ressecadas e quebradiças.
"Por isso que é importante fazer uma hidratação das unhas depois de retirar o esmalte para que elas consigam recuperar o viço até a próxima esmatalção."
No canal Dermatologia e Saúde, Tatiana Gabbi explica uma série de cuidados para ter unhas fortes e saudáveis, confira!
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!