O sutiã é uma peça indispensável para as mulheres. Conheça os principais tipos de sutiã e saiba escolher o modelo ideal para os seus seios?
Marina Estevão | 24 de Maio de 2021 às 15:00
O sutiã faz parte do cotidiano das mulheres desde 1889. É uma peça de roupa indispensável para as mulheres que querem levantar, sustentar, dar volume aos seios, para se sentirem mais bonitas e confiantes. Além disso, existem tipos de sutiã específicos para usar em modelos de roupa diferentes. A realidade é que a lingerie é muito mais do que estética, e sim conforto. Mas você saberia escolher o tipo de sutiã ideal para seus seios?
Reunimos uma série de dicas para você escolher o que se encaixa melhor para você!
Leia também: Usar ou não usar sutiã? Descubra o que é melhor
Um clássico das lingeries, o meia taça foi feito para modelar sem mudar a anatomia dos seios. Perfeito para todos os tipos, ainda mais para os seios médios e volumosos.
Outro modelo perfeito para ter na coleção de sutiãs é o modelo push up, que levanta e une os seios. É ótimo para usar com roupas decotadas.
Ideal para seios pequenos ou mulheres que desejam dar mais volume nessa área.
Um queridinho dos guarda-roupas, esse modelo é indispensável para usar com blusas ou vestidos sem alça. Fique atenta à sustentação lateral, é necessário que seu corpo seja bem reforçado para não deslizar. Deve servir perfeitamente.
Ideal para seios pequenos – pois fornece uma boa sustentação e deixa a aparência mais volumosa –, médios e grandes.
O modelo nadador possui tiras no centro das costas e fecho na parte frontal. É ideal para utilizar com blusas no mesmo modelo e não com tiras retas, pois deixa as alças visíveis.
Existem diversos tipos desse modelo: mais esportivos, despojados ou mais arrumados. Assim, pode ser utilizado também para praticar esportes. Por deixar os ombros livres, seu caimento é muito confortável.
O sutiã adesivo é uma alternativa para utilizar com peças específicas de roupa, como vestidos ou blusas frente única. Porém, é preciso estar atenta para tomar certos cuidados e fazer valer sua durabilidade.
A maneira de aplicar, higienizar e guardar esse modelo vai influenciar na durabilidade. É ideal aplicá-lo após o banho e sem nenhum tipo de produto na pele, como cremes ou óleos, pois dificultam sua fixação. Aplique com a pele bem seca.
Na hora de tirar, apenas retire de uma vez só, lave com sabonete neutro e deixe secar naturalmente em um ambiente ventilado. Guarde dentro de um plástico em um ambiente arejado.
Esse tipo de sutiã é ideal para seios pequenos. Para os mais volumosos, atente-se aos modelos até a costela, pois oferecem maior sustentação e segurança.
O 5D é um modelo de sutiã sem costuras e um pouco mais comprido, pois é feito para suavizar as gordurinhas laterais e das costas. Dessa forma, deixa a silhueta mais fina e serve para roupas com um caimento mais justo.
Independentemente de qual tipo de sutiã escolher, o importante é se sentir confortável e bonita. E aí, qual o seu favorito?!