Conheça os tipos de estampas mais usados no mundo todo. Suas origens e inspirações para montar os melhores looks.
Um dos principais recursos utilizados para dar mais beleza às roupas é a estampa. Desde a antiguidade, os fenícios já usavam técnicas rústicas para criar desenhos e formas geométricas em seus trajes. E, com o passar do tempo, os padrões foram se modernizando e se diversificando. Hoje, contamos com vários tipos de estampas.
Leia também: Como fazer tie dye: confira o passo a passo para customizar suas roupas
Basta dar uma rápida olhada nas araras de roupas para identificar alguns. As padronagens vão desde o xadrez até as estampas florais. A variedade é grande! Por isso, selecionamos as principais estampas para você conhecer e se inspirar para compor seus looks.
8 tipos de estampas que não saem de moda
1. Chevron
A estampa chevron é um clássico! Apesar de parecer bem moderna, seu primeiro registro em peças de cerâmica data de 1800 a.C., na Grécia antiga. Porém, ela se tornou uma referência de moda somente em 1958, quando a grife italiana Missoni passou a criar suas peças com essa padronagem.
Aliás, a princípio o desenho ficou conhecido pelo nome da marca, só depois passou a ser chamado de chevron. Seu nome vem do francês e significa “espinha de peixe”.
2. Liberty
Se você gosta de estampas florais bem miúdas, saiba que elas têm um nome: liberty. Resultado da criação do empresário britânico Arthur Liberty, a estampa se tornou a preferida da realeza. Mas você também pode ter uma peça original se a adquirir na loja de departamentos Liberty of London.
Apesar de parecer algo exclusivo, a estampa liberty é muito popular. No mundo da moda, ela já foi recriada diversas vezes, em tamanhos e desenhos diferentes. Além disso, é uma das mais populares e democráticas, podendo ser encontrada em lojas de departamentos e também nas passarelas.
3. Oncinha
A estampa animal print nunca sai de moda. Seja de zebra ou oncinha, ela sempre está presente em alguma peça nas semanas de moda. A de oncinha, em particular, aparece há muitos anos em pinturas egípcias e representa fortemente a cultura africana.
Muitos a consideram uma estampa extravagante e difícil de usar. Mas, com as peças certas, é possível criar um look incrível e que se adeque aos mais diferentes gostos e estilos. Além disso, elas estampam tanto roupas como sapatos e acessórios. A estampa de oncinha é para todos!
4. Paisley
A paisley é uma estampa que já teve seus dias de glória e de rebeldia. Muito famosa nas vestimentas da aristocracia britânica, ganhou esse nome por ser produzida em larga escala na cidade escocesa de Paisley. Entretanto, perdeu seu status quando passou a ser um símbolo hippie dos anos 1970.
Sua principal característica são os traços arredondados formando uma folha com pontas curvas. Sem dúvida, é um dos tipos de estampas mais elegante que existem. Contudo, pode ser a padronagem ideal para um vestido longo, mas também para um look com jeans.
5. Poá
A estampa de poá, ou bolinha, pode ser encontrada em diversas peças e de variados tamanhos e cores. Não há limitações para esse tipo de estampa. Não se sabe muito bem como ela surgiu, mas, com certeza, ganhou espaço no vestuário de todas as classes sociais.
Muito versátil, o poá é uma tendência que está sempre sendo revisitada. De tempos em tempos, ela volta para as passarelas de alta costura ou prêt-à-porter. Grandes ou pequenos, os poás combinam com todos os estilos e personalidades.
6. Pied-de-poule
Apesar do nada glamouroso significado, “pés de galinha”, o pied-de-poule é um dos tipos de estampas mais chiques que existem. Desenvolvido no século XIX, foi muito usado pela alta sociedade britânica. Porém, ganhou fama internacional graças à estilista Coco Chanel.
Em sua coleção de moda, Chanel usou a estampas em seus icônicos terninhos de tweed. Ainda hoje, o pied-de-pule é considerada uma padronagem de inverno, comumente vista em casacos e outras peças, mas nada impede que a encontremos em roupas mais leves.
7. Tartan
Talvez você já tenha visto esta estampa em um kilt, saia masculina escocesa tradicional. Pois foi na Escócia que ela se tornou mais popular. Feita originalmente em lã, a estampa tartan servia (e serve até hoje) para identificar os diferentes clãs escoceses; cada um com suas cores e seus formatos próprios.
Posteriormente, Coco Chanel inseriu a estampa em suas criações. Ainda hoje, você pode encontrar o tartan em diversos tipos de roupa. De vestidos a calças masculinas. Além de sofisticado, esse tipo de xadrez é muito fácil de combinar.
8. Xadrez vichy
Outro tipo de xadrez muito famoso é o vichy. A estampa ganhou esse nome por ter sido criada na cidade francesa de mesmo nome. Mas sua popularização se deu graças à indústria americana, que inseriu a estampa em quase todos os tipos de roupas. Nos anos 1940 e 1950 era possível encontrar de camisas a biquínis com esse tipo de xadrez.
Sempre com o fundo branco, o xadrez vichy não tem muitas variações, a não ser pelo tamanho e pelas cores. Sendo assim, se torna muito fácil de combinar com outras peças. Você pode criar um look simples ou mais arrumado, dependendo do seu estilo. Portanto, não tenha medo de usar e abusar dessa estampa.