Se você já ficou confusa em relação a qual é a escova certa para o seu cabelo, não tem problema. Com tantas opções de tipos de escova de cabelo
Se você já ficou confusa em relação a qual é a escova certa para o seu cabelo, não tem problema. Com tantas opções de tipos de escova de cabelo disponíveis por aí, pode difícil escolher a melhor para você. Usar a escova de cabelo certa para o seu cabelo e suas necessidades de estilo pode fazer a diferença tanto na saúde quanto na aparência do seu cabelo.
Leia também: Pré-poo: conheça a técnica que ajuda a nutrir os cabelos
A escova adequada para alguém com cabelo comprido e cacheado com certeza será diferente da melhor escova para cabelos finos ou ralos. Alguns modelos, como as escovas de cabelo redondas ou a escova profissional, são melhores para modelar, enquanto outros funcionam para desembaraçar e alguns podem até ajudar a diminuir o frizz.
Para te ajudar nessa escolha, separamos aqui os principais tipos de escova de cabelo para você acertar na hora de escolher a sua.
Escova detangler
As escovas do tipo detangler (em tradução livre: “desembaraçadora”) são boas para todos os tipos de cabelo – até mesmo os mais grossos e cacheados – e podem ser usadas em cabelos secos ou úmidos. Elas minimizam os danos de escovar os cabelos com nós e suas cerdas finas e flexíveis tornam mais fácil tirar os nós dos cabelos e desembaraçar sem dor.
Escova de cabelo comum
A escova de cabelo comum é uma opção acessível. Suas hastes flexíveis são fortes o suficiente para superar os nós mais difíceis e suaves o suficiente para não danificar o cabelo molhado. Podem ser feitas tanto com cerdas naturais quanto com cerdas de nylon. Se você tiver cabelos muito ondulados ou cacheados do tipo 3A, escovar quando ainda está molhado é uma boa ideia. Elas normalmente têm cerdas resistentes ao calor que não derretem ou quebram ao secar o cabelo.
Escova de cabelo rotativa
Esse tipo de escova costuma ser no formato ou em forma de pá com um cilindro feito de um material que conduz calor, como cerâmica, turmalina ou titânio. Isso pode acelerar a secagem. Geralmente, são usados por cabeleireiros para fazer escova profissional ou por pessoas mais acostumadas a secar e escovar o próprio cabelo em casa. Apesar de servir para todos os tipos de cabelo, não é indicada para iniciantes por haver um certo grau de dificuldade no seu manuseio.
Escova redonda
Escovas de cabelo redondas são uma boa escolha para secar o cabelo e modelar ondas soltas. Elas são totalmente circulares, o que torna mais fácil soprar o cabelo para baixo, resultando em cachos ou ondas (dependendo do tamanho da escova).
Escova do tipo raquete
A ampla base das escovas quadradas do tipo raquete permite cobrir uma grande área rapidamente enquanto alisa o cabelo. É a escolha ideal para pessoas com cabelos longos e lisos. Se você tiver acabado de alisar o cabelo ou feito uma cauterização capilar, também é excelente usar esta escova nos fios antes de dormir.
Pente de dentes largos
O pente de dentes largos é o mais próximo do ideal para uma escova de cabelo cacheado: isso porque escovas não são boas para cabelos encaracolados, justamente pelo fato de que elas desfazem os cachos, deixando este tipo de cabelo sem formato e armado. Já os pentes de dentes largos têm dentes grossos com espaço entre eles, podendo ser usados em fios grossos ou cacheados quando molhados. Se forem de madeira, melhor ainda!