A tinta temporária é uma opção excelente para quem sempre está variando o visual. Apresentamos algumas opções de colorações para cabelos.
Louise Cyrillo | 3 de Maio de 2021 às 18:00
Sempre que bate o desejo de mudar o visual, os cabelos são o alvo mais fácil para mudar da água para o vinho. A troca de cor dos fios pode ser uma mudança brusca por um excelente custo-benefício e em uma pequena margem de tempo. Quem nunca se assustou com uma amiga ficando loira da noite para o dia após experimentações com água oxigenada? Mas se o que você busca são resultados mais sutis, as tintas temporárias são a opção perfeita. Para saber mais sobre tinta temporária para cabelo: como e quando usar, confira nossa matéria.
Ao contrário das colorações permanentes, as temporárias não possuem amônia – o principal componente para a abertura das escamas do fio e troca do pigmento – ou têm um percentual muito baixo. Produtos com amônia são bastante agressivos para o cabelo e podem trazer resultados desagradáveis como fios fragilizados e até corte químico. As colorações temporárias, por não penetrarem no fio e ficarem apenas na parte mais superficial, são menos prejudiciais para o cabelo e podem até ajudar a tratar.
No mercado brasileiro, existem vários tipos de tintas temporárias disponíveis para as mais diversas ocasiões. Para a cobertura de fios brancos de forma rápida, farmácias e lojas vendem sprays e batons em cores como castanho, louro ou preto. Essas tinturas são muito úteis para os dias que antecedem um retoque de raiz, mas já não é possível disfarçar ou esconder a parte discrepante. A duração é somente até a próxima lavagem.
O spray de cabelo também é multiuso, não sendo limitado para cobrir ou trazer um novo tom ao cabelo! Com a moda das sardas falsas, recentemente, rodaram pelo aplicativo TikTok vídeos de algumas pessoas usando o spray de cabelo castanho para fazer as sardinhas mais facilmente. No entanto, o produto não deve ser usado para isso, pois pode acabar atingindo os olhos ou inalar a substância!
Outra forma de coloração temporária similar ao batom é o giz de cabelo. Com a textura mais seca, sua aplicação é simples, diretamente no cabelo. Normalmente o giz é feito em cores fantasia como azul, roxo, rosa e dourado. Ele é um produto que deve ser utilizado em dias de festas e eventos, pois sai após a lavagem. O giz se destaca por sobressair tanto em cabelos escuros, quanto em cabelos claros, um diferencial que a maioria das colorações não possui.
Existem também mousses que funcionam como tinturas temporárias e sua aplicação é simples, com o cabelo lavado com shampoo e úmido. A duração desse tipo de coloração é um pouco mais duradoura que sprays e giz, mas também tende a sair depois de 10 a 12 lavagens. Um ponto fraco desse método é o uso de água oxigenada para revelar os tons, que tende a enfraquecer os cabelos.
Condicionadores tonalizantes também são um item que já virou o queridinho de quem gosta de mudar a aparência sem compromisso ou começou a testar agora. Eles possuem uma carga baixa de pigmento e colorem cabelos descoloridos ou naturalmente claros. Condicionadores tonalizantes são muito usados para reavivarem a cor ou ser um experimento rápido. Eles duram no máximo até 6 lavagens.
A praticidade é outro ponto forte dessa forma de coloração: leva muito menos tempo e não deixa tanta sujeira como outros métodos. Em frascos pequenos, pode ser levado em viagens e aplicado de forma rápida, sem necessidade de auxílio.
Dentre todas as formas de colorações temporárias, o tonalizante é a que possui a maior duração e ação nos fios. Como nos outros processos mencionados anteriormente, é similar a uma maquiagem nos fios, um depósito de pigmentos acima da camada selada da superfície, sem mexer na estrutura.
Leia também: Como tirar tinta de cabelo da pele?
Esse processo torna a duração bastante reduzida, mas também não afeta a saúde do cabelo. Os tonalizantes, diferentemente das tintas, não possuem amônia, mas sim um ativador – uma porção muito pequena de água oxigenada para romper minimamente a cutícula dos fios e fazer com que a tintura dure um pouco mais.
O tempo de permanência no cabelo é relativo ao número de lavagens que é feito durante a semana, mas ele dura em média de 28 a 30 lavagens. Porém, mesmo após a cor ter praticamente sumido com as lavagens, o pigmento ainda estará cobrindo o fio. Portanto, diferente das outras colorações da lista, ele é um pouco mais permanente. E pelo uso do matizador, ou pela reaplicação do tonalizante, você pode reavivar a cor perdida.
Para retirar o tonalizante dos fios é necessário passar por um processo de decapagem (com um produto específico) ou de descoloração. Sempre que for fazer um novo procedimento em seu cabelo, informe o profissional detalhadamente de todos os procedimentos anteriores para que não ocorram surpresas.
Saiba mais: 7 dicas para manter os cabelos saudáveis.