Tatuagem descascando e desbotamento são normais. Mas tem alguns cuidados que você pode tomar para evitar maiores problemas.
Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que tenham ao menos uma tatuagem. Porém, muitas pessoas não sabem ou não entendem quais são os cuidados pós-tatuagem necessários para obter um resultado saudável e bonito. Os cuidados necessários envolvem a alimentação e bons produtos para a pele como protetores solares e outros produtos de higiene. Mas, calma, se você não sabe por onde começar, nós preparamos um guia completo.
Principais cuidados pós-tatuagem
Após fazer uma tatuagem, é preciso tomar alguns cuidados. Afinal, ela é como uma ferida e, portanto, necessita de cuidados específicos para uma boa cicatrização. Manter a região sempre limpa é importante para evitar infecções. Sendo assim, o ideal é lavar o local ao menos 3 vezes ao dia, com sabonete neutro e água fria.
Leia também: 80 fotos de tatuagens femininas para você se inspirar
Proteja o local com plástico filme no primeiro dia. Nos dias seguintes, é válido apostar em um borrifador com água termal, para manter a pele hidratada, e cosméticos para regenerar a pele sensível.
Caso o desenho coce ou você observe a tatuagem descascando, siga as instruções do tatuador para aplicar produtos que ajudem a minimizar o problema.
Evite a exposição ao sol, pois pode afetar o processo de cicatrização, e utilize filtro solar de alta proteção. Além disso, outros cuidados necessários são:
- Evite usar roupas apertadas ou que gerem muito atrito;
- Troque frequentemente as roupas de cama;
- Evite alimentos gordurosos e dê preferência para carnes brancas, massas e saladas;
- Não entre em piscina ou no mar, pois a água pode estar contaminada;
- Não lave com água quente nos primeiros dias.
Pode passar hidratante?
Após a troca de pele (fase de descamamento) da tatuagem, é permitido passar hidratante. Isso deixará a tatuagem com cores mais vivas, além da pele recuperada menos ressecada.
É normal a tatuagem descascar?
Sim! Não podemos esquecer que a tatuagem machuca a pele, e, como todo o machucado, também se inicia um processo de cicatrização. O descamamento da pele é uma fase desse processo e pode durar de duas semanas a um mês.
Por que a tatuagem descasca?
A tatuagem descascando se trata de um processo natural de cicatrização, ou seja, as células da pele vão se renovando. Este processo nada mais é do que a nova pele nascendo para eliminar aquela que morreu.
Retocar o desenho é necessário?
Durante o processo de recuperação da pele, caso a casquinha seja arrancada, pode sair um pouco de pigmento junto. Neste caso, pode ser necessário retocar o desenho.
O que fazer quando a tatuagem está descascando?
Deixe a tatuagem descascar naturalmente e não retire a pele morta, o descamamento da pele faz parte do processo natural da pele. Em caso de coceira, use pomadas para amenizar o sintoma. Em caso de dúvidas sobre como cuidar da sua tatuagem, não hesite em falar com o seu tatuador. Ele terá dicas valiosas para oferecer.
Remover casquinha é um problema?
Apesar de ser tentador, não é recomendável remover a casquinha da tatuagem. É necessário deixar a cicatrização ser feita por completo. Caso a casquinha seja retirada, isso pode facilitar infecções por bactérias, pois a região estará exposta. Além disso, a tatuagem pode despigmentar e necessitar de um retoque no desenho.
Como prevenir o processo inflamatório?
Alguns sintomas podem ser uma indicação de que a tatuagem inflamou. Entre eles estão:
- Secreção amarelada;
- Dor e febre constante;
- Mau cheiro;
- Vermelhidão e irritação no local da tatuagem.
Para evitar a inflamação, o ideal é não se expor ao sol e utilizar pomadas do tipo antibiótico bacteriostático. Esses dermocosméticos são indicados para infecções cutâneas, e impedem o desenvolvimento de bactérias no local e auxiliam na cicatrização. Hidrate e deixe o local sempre limpo.
Com esses cuidados, o desenho vai permanecer vivo e definido por mais tempo, e a pele, bem mais saudável.
Atenção!
Se você notar algo diferente na sua pele após fazer uma tatuagem, não hesite em procurar um dermatologista. Esse é o profissional mais indicado para auxiliá-lo no seu tratamento.