Skincare dos 30 aos 60+: como adaptar os cuidados conforme a idade

Aprenda a fazer a sua rotina de skincare de acordo com a sua faixa etária e garanta uma pele sempre linda.

Thyago Soares | 21 de Agosto de 2025 às 17:00

Adaptar a rotina de skincare para as suas necessidades é fundamental. - Reprodução / Freepik

Se você é uma pessoa que gosta de cuidar da pele, provavelmente não é novidade que com o passar dos anos, nossa cútis muda de forma contínua e natural. A tendência é que a pele se torne mais fina, fique mais ressecada e exiba sinais visíveis de envelhecimento. Por isso, é necessário ir fazendo adaptações na sua rotina de skincare a fim de atender as necessidades de cada momento da sua pele.

Como adaptar o seu skincare de acordo com a sua idade

A partir dos 30 anos

Por volta dos 25 aos 30 anos, nossa pele já começa a perder até 15 % do colágeno, que vai diminuindo cerca de 1 % ao ano a partir daí, segundo a dermatologista Carolina Barone. É um período em que o viço e a firmeza começam a ceder, e tendemos a notar linhas mais finas e falta de luminosidade.

Por isso, a palavra-chave nesta fase é prevenção! Adote um ritual de cuidados, comece com uma limpeza suave adequada ao tipo de pele, seguida por um hidratante leve ou gel. A área dos olhos merece atenção especial, um produto com ácido hialurônico ajuda a manter a hidratação e suavizar os primeiros sinais de expressão. Introduzir um antioxidante como a vitamina C no dia a dia também é fundamental: ela ilumina, unifica o tom da pele e protege contra os danos causados pelos radicais livres.

RELACIONADAS

Charadas de amor: desafios românticos com respostas engraçadas

Pastilhas para máquina de lavar: saiba como utilizar

11 ideias de unhas decoradas para manicures iniciantes

Na casa dos 40

Chegando aos 40 anos, a hidratação já não é luxo, é essencial. A pele tende a ficar ainda mais seca e vulnerável ao fotoenvelhecimento e à poluição e por isso, é hora de incorporar produtos com vitamina E, eficaz na restauração da barreira cutânea, no combate à vermelhidão e na neutralização de radicais livres.

Se houver manchas ou sinais prolongados da exposição ao sol, tratamentos com hidroquinona em formulações despigmentantes podem ser indicados, sempre com supervisão médica.

Nos 50 anos

Após os 50 anos, a renovação celular desacelera e as rugas e a flacidez se intensificam, logo, esse é o momento ideal para introduzir retinol, um ativo poderoso que promove renovação da epiderme, estimula a formação de colágeno e melhora a textura e firmeza da pele com resultados visíveis.

Utilize-o preferencialmente à noite, em baixa concentração inicialmente, e acompanhe a resposta da pele com um hidratante nutritivo e de textura cremosa logo após a aplicação.

60+

Com o avanço da idade, a pele exige ainda mais cuidados antienvelhecimento. Nessa fase, optar por cremes densos e nutritivos, que trazem conforto imediato e combatem a perda de elasticidade, que é essencial para manter o bom aspecto da pele. 

O retinol pode ser mantido em concentrações mais altas, acompanhado de um bom hidratante. Outra boa alternativa é o resveratrol, potente antioxidante presente em uvas e frutos vermelhos, que ajuda a proteger a pele dos danos externos, estimular a produção de colágeno e preservar sua vitalidade. E claro, o protetor solar precisa ser aplicado generosamente.

Vale ressaltar que a fim de determinar uma rotina de skincare adequada para o seu tipo de pele e necessidades, é imprescindível contar com o acompanhamento de um médico dermatologista. Apenas um profissional vai poder dizer de forma certeira quais são as necessidades da sua pele, portanto, não exite em se consultar com um!

Compartilhe:
pele beleza skincare cuidados com a pele

AS MAIS LIDAS

Top 5 erros que estragam a decoração das unhas (e como evitar cada um)

7 melhores perfumes para presentear no Dia dos Pais que você precisa conhecer

5 tendências de esmalte para os pés que estão bombando no TikTok e no Instagram

Base, top coat, óleo secante… para que serve cada produto da manicure?