Comprou um cosmético para a pele e, em vez de benefícios, acabou sofrendo com acnes? Você está sendo vítima do skin purging!
Poucas coisas são tão desconfortáveis quanto comprar um cosmético para a pele que promete uma série de melhorias e acabar sofrendo com um efeito totalmente contrário ao que esperava. Por incrível que pareça, isso é normal, e, na internet, recebeu o nome de skin purging, termo que pode ser traduzido como purificação da pele.
Leia também: Skincare com leite? Conheça os skin milks, fenômeno que está dominando 2023
Segundo os vídeos que vêm viralizando no TikTok, o fenômeno é descrito como um período de piora temporária, em que espinhas e demais impurezas futuras viriam à tona. Em entrevista à revista Quem, Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e presidente da Mezzo Dermocosméticos, explicou sobre o processo.
"Normalmente acontece quando usamos um produto novo, por exemplo, que contenha ácidos, pois eles aceleram o processo de regeneração celular, sendo assim, ele expulsa impurezas de debaixo da derme para a superfície, formando espinhas. Esse processo pode durar até três meses e é normal, apenas um processo normal de adaptação."
No entanto, o skin purging não é um termo médico, como contou o dermatologista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Victor Bechara ao portal Elle. E, de acordo com especialista, é necessário cuidado para não confundir o período de adaptção com uma acne cosmética.
Ao mesmo site, Daniel Dziabas, dermatologista, pontuou sobre as possíveis causas do aparecimento da acne.
"A principal causa do surgimento de acne é o uso incorreto de cosméticos para o seu tipo de pele. Cosméticos pesados, que trazem ingredientes gordurosos, como manteigas e óleos, que podem favorecer a obstrução das glândulas sebáceas e o surgimento da inflamação."
Bechara explicou que alguns fatores devem ser observados antes da compra de qualquer produto voltado para os cuidados com a pele.
"Primeiro se pergunte: esse tratamento é para mim? Se a resposta for sim, avalie se os benefícios são superiores aos efeitos colaterais. Depois de entender a indicação e a segurança do produto, deve-se pensar nas estratégias de adaptação para o tratamento, como a concentração do ingrediente, a regularidade do uso e outras associações possíveis."
Sofrendo com acnes ainda na fase adulta? Saiba qual o direcionamento de dermatologistas sobre o problema! E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!