Perfumes não dizem respeito apenas à aparência, mas sim a todo um universo a ser explorado. Entende melhor a composição das fragrâncias
Por incrível que pareça, estar perfumado não é uma prática atual, mas sim um costume adotado pela humanidade há muito tempo, inclusive por antepassados de eras distantes, como por exemplo Cleópatra, a última rainha do Egito. Logo, composições diferentes de perfume não deveriam ser uma surpresa, porém, e se eu te contasse que perfumes ambarados são formulados a partir do vômito de baleias cachalotes?
Muitas vezes nos surpreendemos pelo preço das fragrâncias, porém, a partir da análise da origem das notas olfativas, passamos a entender melhor a precificação dos perfumes. O almíscar, por exemplo, por ser extraído de uma glândula, é bastante custoso, e por não ser nada eco friendly, acabou ser proibido por questões referentes à sustentabilidade.
O alto valor não é uma exclusividade das notas olfativas de origem animal. Notas de rosas e notas oud, por demandarem toneladas para produção de poucas gotas de óleo essencial, também são caríssimas. Tamanho é o valor do oud, que ele também é reconhecido como "ouro líquido".
Em entrevista à Folha de S. Paulo, Sissi Freeman, diretora de marketing e vendas da Granado, descreveu a sensação trazida pela nota out.
"Tem cheiro de madeira defumada, como aquele que fica na pele quando a gente passa um tempo em volta da lareira ou da fogueira."
Por aromas serem coisas tão específicas e carregarem sensações diferentes, os perfumistas, responsáveis pela produção das fragrâncias passam por um treinamento bastante específico que, em alguns casos, levam anos!
"Os perfumistas fazer um treinamento por quase uma década até educar o nariz e memorizar os cheiros. As principais escolas de perfumaria estão na França", contou Freeman.
Também em conversa à Folha, Débora Xavier, gerente de desenvolvimento de produtos da Granado, detalhou como a função do perfumista se aproxima da alquimia, sendo eles responsáveis por trazerem à tona combinações aromáticas agradáveis e originais.
"Cada fragrância pode ter até cem ingredientes. Eles criam essa receita toda na cabeça, pesam cada ingrediente e chega o frasquinho para ele ver se gosta ou se quer fazer algum balanceamento."
Ficou mais curioso ainda sobre o mundo da perfumaria? Saiba então como diferenciar os tipos de perfume e as famílias olfativas.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!