Saiba qual é a recomendação dos especialistas para a secagem dos fios.
Esther Ramos | 26 de Outubro de 2023 às 10:30
A saúde dos nossos cabelos é uma preocupação constante para muitas pessoas. Afinal, um cabelo saudável não apenas contribui para a nossa aparência, mas também para a nossa autoestima. Uma questão que frequentemente surge é qual é o melhor método para secar o cabelo: usar um secador ou deixá-lo secar naturalmente?
A melhor forma de secar os cabelos irá depender de vários fatores como o tipo de cabelo, preferências pessoais e a saúde do couro cabeludo. No entanto, os dermatologistas ajudam bastante no assunto e oferecem dicas que serão muito útil para o dia a dia das pessoas que sofrem com a indecisão de como secar os cabelos.
É sempre importante lembrar que, apesar de serem conselhos de médicos, se você já apresenta algum tipo de questão na saúde capilar, como por exemplo, psoríase, consulte-se com o seu dermatologista. Sendo assim, vamos falar sobre secador ou secagem naturalmente: qual o melhor método de acordo com os dermatologistas?
Leia também: 6 melhores secadores de cabelo 2023 que você precisa conhecer!
Secar os cabelos naturalmente possui benefícios e malefícios. Mas nada que um passo a passo e umas diquinhas não resolvam:
Obviamente, deixar os cabelos secarem de forma natural poupa muito mais tempo na hora de se arrumar. Mas essa técnica apresenta outros benefícios também.
Os cabelos quando secam naturalmente não são expostos ao calor excessivo o que os previne de ficarem ressecados e danificados. Essa é uma forma de honrar os cabelos naturais, premitindo que sequem em sua forma original.
Deixar os cabelos úmidos por muito tempo não é uma boa ideia, isso porque as cutículas ficam mais propensos à quebra quando estão molhadas. Além disso, os cabelos ficam mais propensos ao frizz e suscetíveis a fungos e bactérias.
Os secadores são aliados importantíssimos para quem não quer sofrer os prejuízos do cabelo molhado por muito tempo.
Em questão de praticidade, os secadores de cabelo são facilitadores do processo de secagem, impedindo que os cabelos fiquem molhados por mais tempo. Além disso, o secador permite criar diferentes estilos e penteados, como cachos ou cabelos lisos.
Outro ponto positivo é que secar os cabelos previne a quebra dos fios, evita a caspa e proporciona mais brilho aos cabelos.
É sempre importante ter cuidado com a temperatura escolhida na hora de usar o secador, pois o calor pode danificar os fios. Dessa forma, o uso do aparelho secador possa causar maiores danos à cutícula do fio.
Um estudo produzido pela Cambridge University, diz que é melhor secar os cabelos com o secador do que naturalmente. Segundo os especialistas, quando os cabelos estão molhados, os fios absorvem toda a água, “inchando” o córtex, ou seja, o meio do cabelo, deixando-o frágil. Assim, quanto mais tempo o cabelo fica molhado, mais ele incha e, consequentemente, quebra.
O ideal é que você seque os cabelos com uma toalha antes de usar os secadores, retirando o excesso. Além disso, não escove os cabelos logo depois de ter saído do banho. Outra dica importante dos especialistas em cabelo é usar uma escova, ao invés de pentes finos, de forma delicada, de modo que sejam desembaraçados os fios.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!