Saiba quem é a mulher que rejuvenesceu 30 anos após terapia genética

Uma mulher foi a única participante voluntária em um experimento que até então havia sido testada apenas em ratos

Luana Viard | 3 de Outubro de 2024 às 16:00

A mulher se arriscou em uma terapia genética experimental e rejuvenesceu 27 anos. - Reprodução / Instagram

A empresária Elizabeth Parrish, apesar de ter 52 anos em seus registros, afirma que seu DNA corresponde ao de uma mulher de 25. Fundadora da BioVida, uma startup focada em terapias genéticas contra o envelhecimento, ela se ofereceu como voluntária em uma pesquisa que testou injeções experimentais anteriormente aplicadas apenas em ratos.

Durante uma entrevista ao jornal argentino La Nación, ela reforça que o tratamento experimental deu certo. “Graças à terapia genética, hoje tenho 25 anos de idade biológica. O experimento atrasou meu relógio biológico em pelo menos 20 anos”, afirma.

A empresária não conseguiu estabelecer parcerias com laboratórios nos Estados Unidos e, por esse motivo, buscou um centro na Colômbia para realizar o procedimento experimental, que foi realizado como uma pesquisa científica. Os resultados foram divulgados no Journal of Regenerative Biology and Medicine em abril de 2022.

Como é medida a idade biológica?

Os pesquisadores da Integrated Health Systems e da BioVida avaliaram a idade biológica de Elizabeth com base na condição de seus telômeros. Os telômeros são sequências de DNA localizadas nas extremidades dos cromossomos, cuja função principal é preservar a integridade estrutural do cromossomo, funcionando como uma espécie de capa protetora, essa estrutura é comparável à ponta plástica dos cadarços, que impede o desfiamento.

Conforme as células humanas se dividem e são constantemente renovadas, os telômeros diminuem de tamanho. Com o passar do tempo, eles se tornam extremamente curtos. Os exames realizados mostraram que os telômeros de Elizabeth aumentaram após o tratamento em duas fases para rejuvenescimento, e atualmente são semelhantes aos de uma pessoa de 25 anos.

Como funciona o tratamento para rejuvenescer?

A terapia experimental que foi utilizada na empresária consiste na injeção de genes modificados, com destaque para o conjunto hTERT. Esse conjunto é um dos que mais se deteriora com o envelhecimento e está associado à formação de tumores no organismo. No entanto, a fórmula completa não foi divulgada.

Elizabeth recebeu 100 injeções em áreas como tríceps, coxas, nádegas e rosto. Após o tratamento, ela relata ter se sentido mal por dois dias, mas afirma ter se recuperado rapidamente. No entanto, os resultados esperados em relação ao aumento da massa muscular e à redução dos triglicerídeos não foram observados. De acordo com o artigo publicado, os benefícios se restringem ao nível cromossômico e imunológico.

O tratamento já pode ser usado por todos?

Apesar de os resultados parecerem encorajadores, os testes em humanos precisam de aprovação prévia de um comitê de ética. Atualmente, a empresa de Elizabeth está em busca de financiamento e permissão para replicar o procedimento em grande escala. O objetivo dela é desenvolver uma terapia de rejuvenescimento que seja acessível à maior parte da população.

“A chave da saúde é travar uma guerra contra a velhice: assim, podemos resolver também muitas doenças. A reversão do envelhecimento não é algo que nos será dado, precisamos ir atrás”, afirma.

Leia também: Gracyanne Barbosa desfaz procedimentos no rosto; veja antes e depois

cuidados com corpo cuidados com pele terapia genética parecer mais jovem mais jovem rejuvenescimento

Leia também

7 dicas imperdíveis para cuidar da pele na primavera

Rejuvenescimento facial: As tecnologias mais avançadas de 2024

Técnica Baking: a dica que vai aumentar a durabilidade da sua make

Cientistas conseguem rejuvenescer sangue com anti-inflamatório; entenda

Dermatologista explica como romã pode rejuvenescer a pele