A moda é uma forma interessante de expressar seus gostos e intenções, através de combinações de peças que comuniquem o que você deseja ao mesmo tempo em que deixe um visual satisfatório. O mundo das roupas é amplo, com vários nichos, especialmente com a popularização do Pinterest e do TikTok, e que pode ser explorada de infinitas maneiras.
Mas, muito além da estética, um ponto que não pode ser desconsiderado é o conforto, e o material das roupas exerce uma grande influência nisso. Portanto, saiba quais tecidos são mais indicados para diferentes temperaturas e não passe perrengues.
Você também pode gostar:
O que considerar na hora de escolher a roupa?
Além de considerar a composição da roupa para ficar mais confortável, é importante também pensar no seu estilo pessoal e o que funciona bem para você. A especialista em tecnologia têxtil, Ana Laura Scalea, chama a atenção para o tipo de fibra que compõe o tecido.
“O tecido é feito de fibra têxtil e temos as fibras naturais, que a natureza nos dá de forma quase pronta, como algodão, linho, seda, juta, lã; as fibras artificiais, de origem celulósica, geralmente madeira, bambu, galhos de algodão ou qualquer outra matéria-prima da natureza que passa por um processo químico como a viscose, o liocel, o modal, o acetato; e as fibras sintéticas, derivadas de poliéster, como o poliéster, a poliamida, o acrílico, o elastano, o tactel, entre outros”, explicou a especialista em entrevista ao GShow.
Melhores tecidos para usar no frio
Para manter-se aquecido quando as temperaturas estão mais baixas, vale investir em lã fria, seda, poliéster e algodão. Porém, é importante ter atenção à gramatura dos materiais e o ideal é usar algumas camadas de roupa. Atenção, quanto mais fibras sintéticas ou lã, mas a peça esquenta!
Melhores tecidos para usar no calor
A seda e o algodão voltam a aparecer, pois são materiais que oferecem boa respirabilidade ao corpo. Porém, unem-se a eles o linho, o modal, a viscose, o laise e o lyocell. Quando as temperaturas estão elevadas, evite o poliéster.