O contorno de maquiagem é utilizado para dar menos destaque a áreas indesejadas do rosto, como papadas e maçãs do rosto. Saiba como aplicar!
Marina Estevão | 18 de Março de 2021 às 18:00
O contorno de maquiagem é utilizado para dar menos destaque a áreas indesejadas do rosto, como as papadas, suavizar rostos muito marcados, deixar o nariz mais fino e até a testa menor.Para isso, são utilizadas técnicas de sombreamento e clareamento.
Portanto, é possível realçar os traços de diferentes tipos de rostos, como rostos mais cheinhos, de formato oval, fino ou quadrado.
Leia também: Maquiagem para pele madura: 8 dicas para você ficar deslumbrante
Para fazer o contorno de maquiagem, é possível utilizar produtos em pó ou cremosos, contanto que sejam em tons mais escuros do que o da pele que for utilizar. Os tons mais frios e terrosos dão mais aspecto de sombra, enquanto os mais quentes (que possuem laranja e vermelho) podem dar mais aparência de bronzeado.
Os tons mais quentes são mais indicados para as maçãs do rosto. Dessa forma elas ficam mais coradas.
É viável fazer o contorno com base, corretivo ou até mesmo pó. Algumas marcas de boas paletas são: Kiss, Nyx, Sephora, Eudora e Vult.
É importante identificar os locais onde se quer realçar ou esconder para entender se é preciso iluminar ou sombrear. Se tiver um queixo e testa mais ressaltado, escureça. Faça a mesma pergunta para as outras áreas. Caso queira destacá-las, ilumine.
Confira o passo a passo para o contorno:
O iluminador serve para realçar as melhores áreas do rosto. Utilize dois tons abaixo da pele para iluminar e no máximo três tons acima para sombrear.
Se utilizar um iluminador mais voltado para um tom rosado é ainda melhor, pois deixa a pele com aparência saudável e natural.
Para iluminar:
Dica: Faça a iluminação antes do contorno.
Passe um corretivo ou base mais claro em formato de triângulo abaixo dos olhos e no topo da boca. Faça um risco da testa até a ponta do nariz. Esfume com pincel até o rosto ficar em um tom uniforme.