O procedimento não é considerado uma cirurgia e promete modelar o nariz, deixando a região mais harmônica
Já pensou em ajustar o nariz, mas ficou receoso de enfrentar uma cirurgia plástica? Foi exatamente por isso que Ana Castela, Virgínia, a ex-participante do reality “De Férias Com O Ex” Marcelle Casagrande, entre outras celebridades, optaram pela rinomodelação. Esse procedimento é minimamente invasivo, com anestesia local e oferece resultados imediatos.
A Dra. Karen Gomes, uma das maiores especialistas do país na técnica, com mais de 5 mil tratamentos realizados, esclarece as diferenças em relação à rinoplastia tradicional e aponta uma nova tendência estética: narizes mais quadrados, delicados e menos arrebitados.
Rinomodelação X Rinoplastia
“A dúvida sobre a diferença entre a rinoplastia e a rinomodelação é uma das que mais recebo e apesar de ter finalidades estéticas similares, são duas técnicas completamente diferentes”, explica a dentista Karen Gomes.
Para começar, nada de centro cirúrgico. A rinomodelação é considerada minimamente invasiva e pode ser feita no consultório. “O procedimento leva no máximo uma hora e apenas com anestesia local. Não há necessidade de uma internação, nem de ser realizado em uma sala de cirurgia”, afirma.
Essa é uma das principais razões para que os pacientes optem pela rinomodelação quando o intuito é apenas estético. Uma rinoplastia comum costuma levar de duas a três horas, segundo a profissional, e a recuperação pode exigir entre 7 a 15 dias de repouso absoluto.
Resultado imediato na rinomodelação
E o resultado pode ser visto no mesmo dia, sem precisar de repouso. “Diferente de uma cirurgia, quando o procedimento é finalizado, o paciente já pode ir para casa e levar uma vida normal do dia seguinte, seguindo as orientações do profissional, mas sem grandes complicações”.
Rinomodelação pode ter benefícios para a saúde
A rinomodelação pode ter benefícios para a saúde. Karen afirma que, dependendo do caso, o procedimento pode gerar um conforto maior na respiração. “Quando a ponta do nariz é extremamente caída, acaba prejudicando a entrada do ar na narina. Ao empinar, melhoramos isso”.
Intenção principal é a estética
No entanto, a finalidade ainda é principalmente estética. “O objetivo é melhorar a autoestima do paciente e corrigir o que o incomoda. Deixar a ponta do nariz mais definida e afinada, remover a giba (que é o ossinho que fica na parte de cima do nariz), empinar e reduzir a largura".
Já a rinoplastia pode ter indicação para casos mais graves. “Pacientes que já sofreram algum tipo de fratura ou aqueles que desejam corrigir o desvio de septo, vão encontrar a solução na plástica”.
A rinomodelação não é reversível
De toda forma, nenhum dos dois procedimentos é reversível, e por isso, o paciente precisa estar seguro do que quer. “A rinomodelação é definitiva e por isso, não é reversível. A não ser que seja feita com ácido hialurônico, mas como não usamos nenhum preenchedor, não podemos reverter”.
Leia também: O que é frontoplastia, procedimento feito pela ex-BBB Brunna Gonçalves?