3 receitas caseiras de beleza que realmente funcionam (e 3 que você deve evitar)

Conheça algumas receitas que usam ingredientes caseiros e podem beneficiar a pele, bem como algumas que você deve evitar.

Thyago Soares | 6 de Agosto de 2025 às 08:00

Alguns alimentos podem beneficiar a pele. - Reprodução / Freepik

Muita gente gosta de cuidar da pele gastando pouco e é aí que os ingredientes simples, direto da cozinha, acabam ganhando notoriedade na internet. Algumas receitas caseiras oferecem benefícios reais, especialmente para a hidratação, esfoliação e brilho natural da pele. Porém, alguns itens podem acabar prejudicando a saúde cutânea, ocasionando em danos irreversíveis se usados sem critério e é necessário ter atenção.

3 receitas caseiras que realmente funcionam

1. Água de arroz para a pele

Usada há séculos na Ásia, a água de arroz pode deixar a pele mais suave e com aspecto mais uniforme e bem hidratado, além de contribuir para a cútis por ser rica em vitaminas do complexo B e antioxidantes que oferecem leve efeito calmante, segundo publicação do Uol.

2. Esfoliante de açúcar e mel

A combinação de açúcar cristal e mel é ótima para esfoliar delicadamente, remover células mortas e deixar a pele macia e hidratada. O mel ajuda na ação antimicrobiana e na retenção de umidade, enquanto o açúcar limpa sem agredir, ideal para peles secas ou sensibilizadas.

RELACIONADAS

Madeleine McCann: Justiça britânica divulga resultado do teste de DNA de jovem que afirma ser a menina desaparecida

Atriz Fernanda Rodrigues conta que descobriu traição ao vivo pela TV

Chocolate amargo diminui as chances de desenvolver diabetes, de acordo com estudo

3. Máscara de iogurte e aveia

Naturalmente rica em ácido lático, o iogurte favorece a esfoliação química suave da pele; a aveia, por sua vez, tem ação calmante e emoliente, ideal para suavizar irritações. A mistura pode reduzir o ressecamento e melhorar a textura da pele, especialmente em regiões sensíveis ou ressecadas.

3 receitas que você deve evitar

1. Máscara de clara de ovo

Apesar de popular, a clara de ovo aplicada diretamente pode causar obstrução dos poros, irritação, reações alérgicas e o pior: contaminação por salmonela.

2. Bicarbonato de sódio puro na pele

O uso direto de bicarbonato pode desequilibrar o pH da pele, deixando a cútis mais suscetível a irritações e sensibilidade! Segundo a dermatologista Lilian Brasileiro em entrevista à Marie Claire, isso se deve ao fato do bicarbonato ser alcalino, e em um primeiro momento a substância pode até remover oleosidade excessiva, contudo, há o risco elevado de agressão cutânea. 

3. Óleos essenciais puros na pele

Aplicar gotas de óleo essencial direto na pele, especialmente os cítricos ou mentolados, pode causar queimaduras, alergias e manchas. Esses ingredientes são concentrados e devem ser diluídos, jamais usados em forma bruta como "máscaras".

Compartilhe:
pele beleza skincare cuidados

AS MAIS LIDAS

4 frascos de perfume que inovaram no design e são perfeitos para ter na coleção

Como saber se um corte vai combinar com você antes de cortar: truques e apps que ajudam

Esmalte bege no inverno: como ter unhas sofisticadas sem parecer chata

Maquiagem de inverno: como adaptar seus produtos para o clima frio