Tem cabelo liso e não passa creme de pentear por medo? Confira o que pode e o que não pode
Esther Ramos | 6 de Dezembro de 2023 às 10:30
Frequentemente, as mulheres com cabelos lisos sentem incerteza ao usar creme de pentear, temendo que o produto possa deixar os fios mais pesados e afetar a textura natural. No entanto, ao utilizar a quantidade apropriada e aplicar alguns truques para obter resultados impecáveis, é possível usar o creme para realçar o brilho e alinhar os fios com sucesso. Confira mais sobre as formas corretas de passar o produto no seu cabelo. Veja mais sobre: Quem tem cabelo liso pode usar creme de pentear?
Leia também: Como cuidar do cabelo liso: 5 dicas para evitar o frizz.
Sim! Quem tem cabelo liso pode usar cremes para pentear, contando que você siga as instruções a seguir:
Uma questão frequente entre as mulheres é se o creme de pentear deve ser aplicado exclusivamente no comprimento dos fios ou em todo o cabelo. Considerando que a raiz é a região onde ocorre a produção natural de oleosidade, a recomendação é utilizar o creme apenas no comprimento e nas pontas dos cabelos, preservando assim o movimento e evitando excesso de oleosidade na raiz.
Uma das sugestões mais eficazes para evitar que o cabelo fique pesado com o creme de pentear é aplicá-lo nos fios úmidos, quando eles apresentam de 20 a 30% de umidade, após secar com a toalha. Esse método permite a hidratação e desembaraço sem deixar resíduos na fibra capilar, pois a água auxilia no transporte de nutrientes para o interior do fio e facilita a evaporação do produto.
A queratina desempenha um papel crucial na elasticidade e no brilho dos fios capilares. Devido aos frequentes processos de alisamento e tratamentos químicos, os cabelos podem tornar-se porosos e carentes de proteína. Portanto, para aqueles que realizam alisamentos regulares ao longo do tempo, a escolha ideal são os cremes enriquecidos com queratina.
Por outro lado, para quem utiliza escova ou chapinha, ou seja, realiza alisamento mecânico, é recomendável optar por fórmulas termoprotetoras, aplicando-as nos fios úmidos, concentrando-se no comprimento e nas pontas.
Apesar de não apresentar fios tão finos, as pessoas com cabelos lisos frequentemente lidam com a questão da oleosidade. Em contraste com cabelos mais volumosos, o contato próximo com o couro cabeludo torna comum que as madeixas se tornem mais oleosas mais rapidamente. Portanto, ao selecionar a fórmula adequada, é aconselhável optar por aquelas específicas para fios finos, pois geralmente são mais leves.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!