Aprenda para que serve cada um e escolha o produto correto para o seu cabelo.
Você sabe qual é a diferença entre tinta e tonalizante de cabelo? Bem, ambos possuem o mesmo objetivo de mudar a cor dos fios, porém eles funcionam de formas distintas. Essa diferença tem grande impacto no efeito final, então é importante escolher bem.
Dessa forma, tire a dúvida sobre como cada produto atua nas mechas e quando escolher usar o tonalizante ou a tinta.
Você também pode gostar:
Diferença entre tinta e tonalizante
Primeiramente, os dois produtos possuem diferenças em sua composição. Enquanto a tintura contém amônia e água oxigenada, os tonalizantes têm fórmulas livres dessas substâncias. Consequentemente, fazer a coloração usando tinta tem um efeito mais duradouro, uma vez que penetra na fibra capilar e realmente altera a cor do cabelo.
Por outro lado, o tonalizante tem pigmentos que atuam somente na parte externa dos fios de cabelo, logo dura menos e desbota a cada lavagem. As diferenças na composição fizeram muitos acreditarem que o tonalizante é uma opção melhor pois não danifica tanto o cabelo, porém o cabeleireiro Celso Kamura explicou que hoje existem tinturas que tratam o cabelo. Assim, basta escolher bem o produto usado para não prejudicar a saúde das mechas.
Por fim, outra diferença significativa entre as duas formas de coloração é que o tonalizante é compatível com químicas. Já no caso das tinturas, a aplicação em um cabelo que recebeu certos tratamentos recentemente, como relaxamento ou progressiva, pode ocasionar reações como a queda.
Vale lembrar que, independente da forma de coloração escolhida, o ideal é realizar o teste de mecha e o teste de alergia. Dessa maneira você evita possíveis problemas de saúde e também um resultado indesejado.
Leia também: Essas são as cores de cabelo mais amadas pelas brasileiras