Você PRECISA conhecer mais sobre o protetor solar oral, os seus benefícios para os cuidados com a pele e riscos para a sua saúde!
Se você é antenada nas novidades de cuidados com a pele, provavelmente já ouviu falar sobre o novo viral do momento; o protetor solar oral! Mas e aí, você sabe como funciona esse produto? A gente vai te explicar tudo sobre o filtro solar oral com base na opinião de dermatologistas especialistas.
Leia também: 6 mitos e verdades sobre o uso de protetor solar no dia a dia
Não é novidade para ninguém que a proteção solar é essencial para manter a saúde da pele, sendo algo que deve ser inserido na sua rotina de cuidados diários, mas como o protetor solar oral altera isso? A gente vai te explicar.
O que é protetor solar oral?
O protetor solar oral é uma forma de suplemento em forma de capsula que contém ingredientes antioxidantes e compostos que supostamente ajudam a proteger a pele contra os danos dos raios UV quando ingeridos.
Protetor solar oral funciona mesmo?
Em publicação no site da clínica médica Carreirão, a dermatologista Marcela Camera Carreirão explica sobre as principais dúvidas em relação ao protetor solar oral. A médica declara que o produto pode ser um aliado na proteção contra os danos dos raios solares, entretanto, é necessário ter atenção ao seu uso.
O protetor solar oral substitui os produtos em creme?
De acordo com a doutora Marcela, não! O protetor solar oral vem para complementar a proteção contra o sol, diminuindo os efeitos negativos na pele. Entretanto, ele não bloqueia os raios solares e os seus malefícios totalmente. A médica ainda pontua que não há comprovação de que os protetores solares orais tenham a mesma eficácia dos produtos em loção, creme, gel ou spray.
Como esse produto funciona?
A médica pontua que esse tipo de protetor solar é feito com extratos de plantas como a Polypodium leucotomos, que é uma espécie de samambaia rica em antioxidantes! Logo, a ação desse protetor solar sob a nossa pele é uma ação de reforço das nossas defesas naturais contra os efeitos da exposição solar, como:
- Vermelhidão.
- Manchas.
- Flacidez.
Como esse tipo de protetor solar deve ser usado
De acordo com a dermatologista, esse suplemento deve ser usado aliado a proteção solar que já devemos manter diariamente, já que os protetores solares convencionais protegem a pele de outra forma, como mencionamos acima.
Quais as indicações de uso do protetor solar oral?
Ainda segundo a especialista, o uso dessa suplementação de proteção solar é recomendada normalmente durante o verão, e em especial para pacientes que estão fazendo o tratamento de melasma, podendo também ser utilizado em tratamentos antienvelhecimento.
O protetor solar oral possui contraindicações?
Não! Porém, de acordo com a médica, apesar de não possuir uma contraindicação específica, é recomendado consultar o seu dermatologista antes de iniciar o uso desse suplemento.
Entenda mais sobre o protetor solar oral assistindo ao vídeo do canal do YouTube Dra Caroline Hespanhol - Dermatologia & Saúde:
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.