Conheça as opções de tratamentos estéticos que ajudam a reduzir a gordura localizada e melhorar a firmeza da pele.
A gordura localizada é um incômodo para muitas pessoas, especialmente no verão e no Carnaval. Aquela gordurinha nos flancos, culotes, braços e a famosa "gordurinha do sutiã" são as que costumam ser mais difíceis de perder com dietas e exercícios. E por conta disso, muitas pessoas acabam exagerando e perdendo peso demais e ficando com um aspecto mais abatido.
“O problema é que, com dietas e exercícios, perdemos gordura no corpo inteiro. Aquela mais localizada geralmente é a última a ir embora. Para chegar nesse objetivo, muitos pacientes diminuem demais o percentual de gordura corporal e ficam, por exemplo, com o rosto mais abatido. Para evitar esses casos, os procedimentos estéticos podem ajudar”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Felizmente, há maneiras de contornar o problema e reduzir a gordura localizada a tempo de ficar com o corpo do jeitinho que você sonhou para o verão e Carnaval.
Você vai gostar de ler também:
6 tratamentos que ajudam a reduzir gordura localizada
A medicina estética oferece diversas opções para combater a gordura localizada, cada uma com suas vantagens, desvantagens e indicações específicas. Abaixo, quatro especialistas na área destacam seis tratamentos eficazes para eliminar aquela gordurinha.
1. Smart Fiber
O Smart Fiber utiliza uma fibra óptica fina que é inserida sob a pele para entregar energia a laser, promovendo aquecimento de dentro para fora para "derreter" a gordura.
“Como o calor é distribuído tanto na superfície quanto na profundidade, o procedimento é capaz de romper a membrana das células de gordura e derreter o tecido gorduroso para transformá-lo em uma emulsão oleosa, que é absorvida posteriormente pelo organismo. Além disso, estimula os fibroblastos a produzirem colágeno e promove um encurtamento dos tecidos, com melhora da firmeza da pele”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Para quem tem medo de procedimentos estéticos, vem a boa notícia: além desse procedimento ser realizado sob efeito de anestesia local, gerando apenas um pequeno desconforto, ele não exige cortes ou suturas, e o furo pelo qual a fibra ótica é inserida cicatriza naturalmente.
2. Morpheus
Segundo a Dra. Paola Pomerantzeff, o Morpheus é uma excelente opção para remodelar o contorno corporal. Esse procedimento combate a gordura localizada com microagulhas revestidas em ouro que emitem energia de radiofrequência. “A energia térmica de radiofrequência é capaz de atuar na camada de gordura para ajudar a consumi-la. Esse calor produzido é responsável por eliminar as células de gordura”, explica a dermatologista.
Além disso, o equipamento também é capaz de atuar no combate da flacidez corporal. “Ao promover aquecimento das camadas da pele, o Morpheus estimula a produção e reorganização das fibras de colágeno e elastina, melhorando a firmeza da pele e reduzindo a flacidez”, detalha o dermatologista Dr. Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
3. Regenera
O Regenera é uma tecnologia inovadora de laser subcutâneo que age especificamente nas células de gordura, sem danificar os tecidos ao redor.
De acordo com o dermatologista Dr. Renato Soriani, o tratamento é realizado por meio de uma fibra óptica que é inserida sob a pele para entregar energia a laser profundamente, como se fosse uma evolução do endolaser, mas com um grande diferencial: em vez de destruir as células de gordura por meio do calor, o que pode causar danos aos tecidos ao redor, o laser Regenera age especificamente na gordura sem degradá-la. “Ou seja, é um procedimento extremamente assertivo e seguro, minimizando o risco de complicações tanto por essa alta seletividade quanto pelo uso de fibras descartáveis, estéreis e rastreáveis de uso único”, aponta o médico.
4. Criolipólise
A criolipólise é uma excelente escolha para quem deseja eliminar gordura localizada em grandes áreas do corpo, como abdômen e flancos, sendo capaz de reduzir até 25% da gordura localizada da região tratada.
“Esse procedimento age pelo congelamento seletivo das células de gordura que, sensíveis às temperaturas frias, entram em processo de apoptose (morte programada). Assim, são eliminadas posteriormente pelo sistema linfático”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.
Certos aparelhos de criolipólise, como o CoolSculpting, inclusive contam com ponteiras para áreas específicas do corpo. “A ponteira Cool Smooth, por exemplo, é desenhada para a região dos culotes, encaixando-se anatomicamente na área para reduzir a gordura localizada. Devido ao seu design específico, a ponteira tem um tratamento diferenciado de outras áreas do corpo, funcionando por contato, e não por sucção, então é mais confortável. Além disso, o tratamento resfria uniformemente, mesmo nessa região cheia de curvas”, afirma a médica.
5. TSculptor Plus
O TSculptor Plus utiliza eletroestimulação para promover hipertrofia muscular e reduzir gordura. “É como malhar muito mais forte do que você conseguiria voluntariamente e sem fazer força. O tratamento promove essas 70 mil contrações por sessão de 30 minutos. Em resposta, ocorre hipertrofia, com aumento do volume da estrutura muscular, e perda de gordura, por conta do aumento do gasto calórico e da força muscular”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr.
6. Lipoaspiração
Da lista, a lipoaspiração é o procedimento mais conhecido, e tem um bom motivo para isso. Além de ajudar a eliminar a gordura localizada a lipo pode ser ajudar também a "desenhar" o contorno corporal.
"Em menores áreas, a lipoaspiração pode ser feita com anestesia local e durar cerca de uma hora, mas a quantidade de anestésico total tem de ser respeitada, pois há um limite que quando ultrapassado pode causar até parada cardíaca. Mas um procedimento que engloba um número maior de áreas, como uma lipoaspiração que inclua abdômen, costas e braços, pode demorar cerca de quatro horas e necessita de anestesia geral ou peridural”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Após um tratamento, podemos enxertar essas células adiposas, essas células gordurosas em locais que desejamos aumentar o volume para melhorar o contorno corporal, procedimento conhecido como lipoescultura”, completa a especialista.
Como escolher o tratamento ideal?
Com tantas opções disponíveis, a escolha do tratamento deve ser feita com base em uma avaliação médica. Afinal, cada caso é único, e apenas um profissional qualificado pode indicar o procedimento mais adequado para você.
Se você está em busca de eliminar aquela gordurinha teimosa e garantir um corpo mais definido para o verão, consulte um especialista e descubra qual tratamento combina mais com você.
Fontes consultadas:
- Dra. Beatriz Lassance: Cirurgiã plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
- Dra. Paola Pomerantzeff: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
- Dr. Renato Soriani: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
- Dr. Abdo Salomão Jr.: Dermatologista, especialista em lasers e tecnologias estéticas.